Coluna Archi & Design 06-11-2018

793

Inspirações da Cersaie 2018

A cerâmica como um elemento que ganha protagonismo na decoração. Este é um fator que vem fazendo da Cersaie, feira profissional de cerâmica e mobiliário para banheiros que ocorre anualmente em Bolonha, na Itália, uma das exposições para relevantes para os segmentos de design de superfícies, arquitetura e interiores em todo o mundo. Tanto que cada vez mais marcas de expressividade em design de mobiliário também aderem como expositoras da mostra.

Realizada nos últimos dias de setembro, a Cersaie 2018 trouxe propostas inspiradoras. Mostramos uma seleção delas nesta coluna.

Crédito fotos: Divulgação

Poderosos jogos de texturas: a composição de tons neutros diversos está em evidência pelo potencial de beleza em que pode resultar. Como nesta proposta da Mosaico+, que celebrou seus 10 anos na Cersaie. O segredo? Jogar com diferentes texturas, que dialogam intensamente e convidam o usuário a um balé de sensações táteis e visuais.
O azul é uma cor que vem forte para o decor e realça aqui a artística composição em cerâmica da Mutaforma, marca conhecida pelo trabalho com nanotecnologia. A coleção GRAND TOUR by Gupica, que estreou na Semana do Design de Milão, em abril, propõe uma jornada imaginativa que evoca imagens, fotografias, memórias de viagens e esboços de desenhos inspirados em uma estética sob medida, que remete à era Grand Tour. A coleção combina geometrias tradicionais e padrões de mosaico inspirados em fachadas históricas, lembrando tapeçarias antigas e cenas pastorais.
O ar rock’n’roll da poltrona Bomb, projetada por Simone Micheli, marcou a estreia da marca italiana Adrenalina, supercriativa e descolada, na Cersaie. A marca participou da exposição coletiva The Sound of Design – Italian Style Contract, que em uma interessante experiência sensorial uniu música e design com propostas para ambientes corporativos.
Banheiros para estar e relaxar são uma proposta crescente em todo o mundo e que se destaca como conceito para apresentação de lançamentos e novidades de marcas como a prestigiada Casalgrande Padana, que apresentou na Cersaie a coleção de cerâmicas Onici, com um sofisticado trabalho de composições de luz e sombra.
Acabamentos metálicos seguem em evidência e ganham refinamento a cada ano, como na cuba Ocean, da Glass Design. A coleção propõe um sugestivo efeito que evoca a força da natureza.

Retrofit trará nova vida ao Edifício Zoller, marco urbano de Curitiba, que sediará CASACOR Paraná 2019

Retrofit: o antigo Edifício Zoller Building Center, no Batel, será revitalizado pela edição 2019 da CASACOR Paraná
Crédito foto: Divulgação

O conceito de retrofit, que se difunde no mundo, aborda a reforma como um modo de resgatar, com uso contemporâneo, construções antigas ou históricas, especialmente nos grandes centros urbanos. Com inspiração neste conceito, a CASACOR Paraná 2019 trará nova vida ao amplo Edifício Zoller Building Center, na Rua Coronel Menna Barreto Monteclaro, 423, no Batel. Com projeto assinado por Ricardo Amaral que se destaca pelos arcos e pelos tijolos à vista, além do mural de concreto com motivo de pássaros assinado pelo próprio arquiteto, a construção tem mais de 5 mil m2 de área útil.

Localizado entre as ruas Brigadeiro Franco e Desembargador Motta, o edifício está desativado há 21 anos e abrigou o antigo Outlet Center entre 1993 e 1997. “A Casa Cor 2019 vai seguir a tendência mundial do retrofit, com conceito de renovação”, salienta a diretora da CASACOR Paraná, Marina Nessi. “Vamos trazer nova vida para o imóvel que depois vai poder se reinserir no mercado.”

A se realizar entre 17 de maio e 7 de julho de 2019, a 26ª edição da CASACOR Paraná abrigará 55 ambientes, dentro da temática “Habitat Multifuncional”.

Poltrona Lina, do arquiteto Paulo Alves, é lançamento da Ton Sur Ton

O mês de novembro foi aberto com prestigiado lançamento na Ton Sur Ton. A loja, localizada no Batel, recebeu o arquiteto e designer Paulo Alves para o lançamento da poltrona Lina. Na peça, Paulo Alves homenageia a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, responsável por projetar o Museu de Arte de São Paulo (MASP). A poltrona será vendida com exclusividade pela Ton Sur Ton.

Compagas na Smart Energy 2018

Luiz Malucelli Neto, presidente da Compagas: foco em ampliar o uso do gás natural como matriz energética
Crédito foto: Divulgação

Neste início de novembro, entre os dias 5 e 7, no Salão Principal do Cietep/Fiep, Curitiba recebe a quinta edição da Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2018. Esta edição do evento, um dos principais do país na área de energias renováveis e inteligentes, conta com a participação da Companhia Paranaense de Gás – Compagas. “Fundamental para o desenvolvimento do Paraná, o gás natural, que se apresenta como um combustível mais versátil, econômico e limpo, se tornou uma das principais alternativas energéticas do país”, assinala o diretor-presidente da Compagas, Luiz Malucelli Neto. “Para nós, da Compagas, que trabalhamos a fim de ampliar seu uso como matriz energética, participar deste evento é de suma importância.”