Classic Blue: a imersiva Cor do Ano 2020

486
A Cor do Ano da Pantone na exposição permanente ARTECHOUSE, em Nova York: o inovador espaço que propõe a vivência experiencial da arte com o uso da tecnologia atuou como um dos cenários para o lançamento de Classic Blue

Uma cor tranquila e profunda, clássica. Uma cor que transmite confiança e segurança. Serenidade, fruição, experiências multissensoriais. Estes são atributos que buscamos no mundo contemporâneo. E que emanam expressivamente da Cor do Ano da Pantone para 2020: Classic Blue. Cartelas tranquilas, em composições que remetem à paz, ao equilíbrio e à naturalidade são uma tendência que se fortalece a cada dia e que dialogam muito bem, entre outras possibilidades, com a densa e envolvente Classic Blue.

A leveza dos tons pastéis no décor

Cartelas que remetem a sensações de segurança, origem, pertencimento e serenidade, como os tons pastéis, estão em evidência, da moda à decoração

Serenidade é uma qualidade muito desejada na atualidade, como um contraponto ao dinâmico dia a dia conectado que vivemos. E se reflete também na decoração. Não à toa, entre as cartelas que dialogam com o Classic Blue estão os tons pastéis, com sua característica leve, natural, que remetem ao bem-estar. A cor de 2020 da Pantone tem como referência o céu, o mar e o entardecer, e foi escolhida por ser simples, atemporal e elegante.
Cores de destaque em 2020, segundo a WGSN, consultoria que é referência global em previsão de tendências, serão o Neo Mint, principal aposta, seguido do Purist Blue, Cassis, Cantaloupe e Mellow Yellow.
A cartela de cores para este ano, da moda à decoração, transmite as sensações de facilidade, leveza e desejo do familiar. Cores como rosa, coral, azul, verde e cinza, todos em tom pastel despertam percepções apaziguadoras. “O estímulo visual está cada vez mais presente na influência das sensações”, observa a arquiteta da construtora A.Yoshii em Curitiba, Andressa Bassinelli. “As cores podem ser usadas em detalhes da decoração, como objetos decorativos, detalhes de roupa de cama, alguma peça específica na mobília, ou um detalhe de revestimento de parede”, propõe.