Semana do Cicloturismo promove belos lugares de Portugal

Aldeias históricas localizadas na região central de Portugal – são doze: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso – estarão no roteiro da Semana Europeia de Cicloturismo (Sect), cuja 15ª edição será realizada entre 29 de junho e 6 de julho, em Belmonte.

O evento é organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio do Turismo de Portugal e de diversas regiões e associações portuguesas. Todo ano, um país membro da União Europeia de Cicloturismo é responsável por sediar a Sect. E serve também para promover o turismo de cada lugar; as aldeias históricas, por exemplo, são ainda um território pouco conhecido não só dos estrangeiros mas também dos próprios portugueses.

Ao longo da semana estarão disponíveis três percursos diários marcados (curto, médio e longo) com início e final em Belmonte, sempre diferentes; 10 percursos em linha até às aldeias históricas mais distantes; dois desafios de grande dificuldade, com montanha e longas distâncias; e um percurso GPC – Grande Percurso de Cicloturismo das Aldeias Históricas, com cerca de 600 quilômetros.

O alojamento será em parques, campings e hotéis. A inscrição base no evento é de 35 euros para filiados de uma federação membro da UECT ou 50 euros para não filiados.

O evento promove a participação em família e inclui atividades de cicloturismo para crianças, eventos e passeios pelas aldeias históricas para acompanhantes. Existem preços específicos para acompanhantes (não pedalantes), crianças entre 3 e 17 anos e de 18 a 25 anos. O programa está disponível em http://sect2019.fpciclismo.pt/pt, e as inscrições já estão abertas.