Chefes do setor de defesa de Japão e EUA reafirmam cooperação

381

O ministro da Defesa do Japão, Taro Kono, e o secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, reafirmaram a cooperação próxima de seus países nos esforços para estabilizar a situação no Oriente Médio.

Kono e Esper conversaram por cerca de uma hora na terça-feira no Departamento de Defesa americano nas proximidades de Washington.

Kono expressou preocupação com o aumento das tensões no Oriente Médio. Esper respondeu dizendo que os EUA vão trabalhar para acalmar a situação.

Kono afirmou que o Japão vai continuar com esforços diplomáticos para aliviar a tensão e alcançar a estabilidade.

Ele disse que ordenou o envio de pessoal, um destroier e aeronaves de patrulha das Forças de Autodefesa para o Oriente Médio. Esper expressou sua gratidão.

Com relação aos lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte, ambos concordaram que os testes constituem uma séria ameaça à segurança regional.

Eles também concordaram que resoluções do Conselho de Segurança da ONU precisam ser implementadas integralmente para exortar a Coreia do Norte a desmantelar de maneira completa e irreversível mísseis balísticos de todos os alcances.

Com relação às crescentes atividades marítimas da China, os dois confirmaram que o tratado de segurança nipo-americano se aplica às Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental, e que os EUA têm obrigação de defendê-las.

O Japão controla as Ilhas Senkaku. China e Taiwan as reivindicam.