Cerimônia vai marcar os 195 anos da independência

568

Os 195 anos da independência nacional, comemorados nesta Semana da Pátria, vão ser assinalados em cerimônia marcada para o próximo dia 5, com o evento “Brasil, 195 anos: a caminho do Bicentenário da Independência”. A iniciativa da Associação Paranaense de Imprensa, em conjunto com o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e apoio do Centro de Estudos Brasileiros, terá lugar no auditório do IHGPR no centro de Curitiba.
O programa da solenidade prevê uma sessão de abertura, com apresentação dos aspectos históricos do Movimento da Independência, a cargo do professor da UFPR, Ricardo Costa de Oliveira, e comentário da professora Carmen Lúcia Rigoni, do IHGPR. A segunda apresentação vai abordar os fatores atuais e limitantes da Independência nos dias atuais, com intervenção do professor Uraci Bonfim, da Universidade Tuiuti, sobre os Aspectos geopolíticos; do pesquisador Laércio Araújo (Frente D. Pedro II), a respeito dos Fatores de Identidade; além do exame do pedido de filiação do Brasil à Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, pelos professores JM de Barros Dias e Renê de Castro Berardi, pelo Instituto de Relações Internacionais do Paraná.
PROJETO DE NAÇÃO
Ainda, em mesa redonda coordenada pelo engenheiro Fabio Molteni, coordenador do CEB, serão expostos outros temas relacionados à elaboração de um Projeto de Nação com metas para o Bicentenário: busca de Eficiência das Instituições, a cargo do coronel Ênio da Silva; Território e migrações, pelo economista e empresário Domingos Murta; Recuperação da Economia, pelo professor Gilmar Mendes Lourenço (FAE) e, formulação do poder do Estado nacional, pelos pesquisadores Francisco Carvalho e Antônio Cruz, do GT Brasil do CEB e coronel Antônio Carlos Figueiredo, da ADESG.
A síntese dos trabalhos será do professor de Comunicação Social Hélio Puglieli, diretor cultural da API que explica: “A programação do evento – elaborada em conjunto com a Diretoria Cultural do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná – conta com exposições dos eventos que antecederam e consolidaram o “7 de setembro” de 1822, apresentação e debate dos fatores que condicionam a independência hoje, bem como os desafios e metas para a elaboração do Projeto de Nação capaz de balizar o caminho para o Bicentenário do Brasil em 2022.

SERVIÇO:

Dia: 05 de Setembro 2017 (terça-feira)
Hora: 14:30 horas
Local: Auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná – Rua José Loureiro, 43 – Centro, Curitiba.