Recentemente a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), por exemplo, divulgou estudo que estima que 4,2 milhões de usuários têm acesso ilegal a canais pagos de TV no Brasil. A pirataria provoca a perda de R$ 8,7 bilhões por ano
Utilizar equipamentos fora dos padrões da Anatel há a possibilidade dos seguintes riscos:
C;hoques elétricos, exposição a campos eletromagnéticos acima dos limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), vazamento de materiais tóxicos, explosões, interferências em outros serviços regularmente estabelecidos, como, por exemplo, o Controle de Tráfego Aéreo e as redes de comunicação móvel (redes celulares).
Outro dado é, por conta da mudança de comportamento dos consumidores, o aumento pela demanda dos serviços OTT (Over-the-top) — termo utilizado para a entrega de conteúdo de filmes e TV pela Internet em diversos aparelhos (EX Netflix, Spotify etc). A previsão da Digital TV Research é que a receita global de OTT dobre e represente 42% do total da receita de TV paga em 2022.
As consequências dessas ameaças de privacidade e segurança incluem perda de receita para as empresas, danos à marca e comprometimento da plataforma ou dos dados. Os consumidores também sofrem risco de privacidade e segurança com dados sigilosos roubados.