Voluntários  que integraram uma ação visando a pintura e a renovação do Colégio Estadual Anibal Khury.

Recentemente  o Clube de Empreendedorismo Liberdade e Democracia( Celid) organizou,  em conjunto com o Centro Acadêmico de Direito da Universidade Positivo (Cauaup) , uma ação visando a pintura e a renovação do Colégio Estadual Anibal Khury, impactando diretamente a vida de mais de mil  alunos da escola e dez mil  pessoas da região do bairro Uberaba em Curitiba.

Segundo  presidente da entidade , Gustavo Tacla, “O Celid Brasil ficou muito feliz por ter ajudado a organizar este evento e de ter causado um impacto positivo para os mais de mil  alunos deste colégio. Quando várias pessoas se unem para um objetivo em comum, tudo é possível. O Celid Brasil tem uma crença inabalável que a filantropia é um dos principais mecanismos para a transformação social em nosso país, reduzindo a miséria e levando oportunidades e auxilio àqueles que mais necessitam. É preciso enfrentar as mazelas de nosso país sem ficarmos na dependência do Estado”.

Gustavo Tacla, presidente do Clube de Empreendedorismo Liberdade e Democracia( Celid) , ladeado por  Rhayssam Arraes, vice-presidente do Celid e Pietro Maués , presidente do Centro Acadêmico de Direito da Universidade Positivo (Cauaup).

A ação contou com a presença de 60 voluntários que ficaram nos períodos da manhã  e noite  pintando 16 salas, a fachada externa, e as áreas comuns do colégio. Além disso foram pintados o portão externo e painéis decorativos na entrada do colégio.

Para o presidente do Centro Acadêmico de Direito da Universidade Positivo (Cauaup), Pietro Maués, “o futuro é a distribuição de renda espontânea por parte do empresariado. Não existe forma mais justa e pacífica de auxiliar quem mais precisa, do que o auxílio voluntário por parte da classe mais abastada da população. Seja o ente privado construindo escolas, seja construindo postos de saúde, seja fazendo coleta de lixo ou a limpeza urbana. Uma questão moral e extremamente pertinente é a retomada do conceito e do próprio senso de “comunidade” muito bem explicado pelo filósofo Zygmund Bauman. Um auxiliando o outro, seja através de atitudes ou através de bens tangíveis.”

O Celid Brasil se tornou conhecido em Curitiba pela realização de diversos eventos na parte acadêmica, bem como pela promoção de ações filantrópicas. O grupo tem suas ações norteadas por três pilares: empreendedorismo, filantropia e democracia. Sendo o empreendedorismo a defesa da livre iniciativa e do liberdade econômica aliadas ao estímulo e a inovação empresarial,e a democracia a defesa de uma sociedade plural e participativa para todos os indivíduos.

Já no que tange a filantropia, o vice-presidente do grupo  Rhayssam Arraes, que participou como voluntário do projeto, disse que  “O Celid Brasil acredita que o indivíduo deve ser o protagonista na sociedade e o principal agente de mudança social. Somente pela conscientização individual de cada um será possível criar uma mentalidade de empatia para com o próximo, permitindo assim um maior engajamento destes em ações que buscam a melhora da condição de vida dos mais necessitados. Desde a renovação de um colégio, como feito pelo Celid conjuntamente com o Centro Acadêmico de Direito da Universidade Positivo nesse sábado, até ações que impactem todo um país.”

O Celid em pouco tempo se tornou o maior grupo estudantil dedicado a defesa do empreendedorismo e da liberdade econômica no Paraná. Já participaram de seus eventos acadêmicos nomes como o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola  e o renomado economista Raul Velloso. Para quem desejar  obter informações  sobre  Clube de Empreendedorismo Liberdade e Democracia (Celid) e suas atividades, basta acompanhar o grupo nas redes sociais:  No Instagram: “@celidbrasil” e no Facebook pela página “ Celid Brasil”.


Conselho de Jovens Empresários debate franquias

Coordenador do CJE-ACP, Gustavo Tacla: “troca de conhecimentos por intermédio de um network hub”.

O  Conselho de Jovens Empresários (CJE) da Associação Comercial do Paraná recebeu a visita de quatro palestrantes, que trouxeram as novidades discutidas na Feira Internacional de Franquias, promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), realizada entre os dias 26 e 29 de junho deste ano.

Gean Chu, CEO da Los Paleteros, Rafael Soares, diretor da Oven Pizzas, Fabiano Lasserre, sócio diretor da Clifame Medicina e Daniel Bernard, diretor da Netplan Consultoria, trouxeram além de suas impressões da feira, suas experiências pessoais e, principalmente, seus apontamentos para o futuro do ramo de franquias no país.

Após as palestras, todos eles tiveram um espaço para trocar ideias mais próximas com o público, em uma nova abordagem de evento dentro da Associação. “Meu intuito em trazer esses eventos é poder proporcionar para o associado não só uma palestra, mas sim, uma troca de conhecimentos por intermédio de um network hub, um espaço em que os associados e os presentes tenham a oportunidade de trocar ideias e experiências. Esse é o nosso esforço para colocar a ACP, uma associação que já tem mais de 100 anos, no rumo dos próximos 100”, afirma Gustavo Tacla, Coordenador do CJE-ACP.


Curitiba sedia  evento de motos

BMS Motorcycle entre os dias 17 e 19 de agosto em Curitiba

Com um misto de música boa, competições, exposições e novidades da indústria, o BMS Motorcycle é um verdadeiro parque de diversão e negócios para os amantes de motos. O evento acontece entre os dias 17 e 19 de agosto em Curitiba  e reúne as maiores marcas de motos e acessórios do mercado nacional.

Considerado o principal encontro do mundo das motos no sul do país, a quarta edição do BMS traz inúmeras atrações como o Wall of Death (Muro da Morte), onde três motos realizam acrobacias em um ângulo de 90º, desafiando as leis da gravidade. O evento será na  Usina 5 (Rua Constantino Bordignon, 2 – 192 – Prado Velho). Para mais informações, acesse o site oficial do evento www.bmsmotorcycle.com.br.


Gameficação na  mobilização política

“A gameficação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. Além dos desafios propostos, há recompensas para quem cumpre as tarefas”, afirma Paulo Renato Oliveira, diretor criativo da Action Labs, empresa paranaense que trabalha com uma metodologia de modelagem de negócios, produtos e serviços inovadores.

O MobNex, plataforma colaborativa de mobilização política desenvolvida pela Action Labs já está em uso em diversas campanhas pelo país, e tem chamado a atenção pela intensa utilização do conceito de gameficação e colaboração, integrando painel de controle da campanha, aplicativo e site. “Um dos diferenciais da plataforma é a possibilidade de ampliar a capacidade de mobilização pelo aplicativo, que possui estratégias de gameficação e conecta toda a equipe à campanha, atribuindo metas semanais de atuação, compartilhando informação em tempo real e valorizando os mobilizadores mais ativos, ações muito semelhantes a um jogo, em que o usuário tem tarefas e vai evoluindo o seu perfil”, explica Oliveira.


Smartphone no  aprendizado

De acordo com a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vicente Sandi, já não se deve mais perder tempo discutindo se crianças e jovens devem ou não usar celulares, tablets, softwares, games ou apps nos processos de aprendizagem. “A questão principal é observar quais são as estratégias de ensino das escolas para que todos esses recursos sejam inseridos e potencializados com o objetivo de se adquirir conteúdo e conhecimento”, afirma. Porém, segundo a educadora, é importante avaliar de que forma a tecnologia está de fato integrada à proposta pedagógica e a qualidade que a instituição de ensino busca para garantir o aprendizado e os benefícios efetivos.


Amcham-Curitiba promove palestras

Representantes de empresas paranaenses de todos os portes vão se reunir no dia 23 de agosto em busca de novas oportunidades de negócios. Organizado pela Amcham-Curitiba (Câmara Americana de Comércio), o Amcham Business Day deve reunir cerca de 1.200 pessoas, entre executivos, empresários e empreendedores, em um evento gratuito e aberto ao público.Com o tema “A velocidade da transformação”, o Amcham Business Day 2018 vai trazer palestras com especialistas e executivos, que devem analisar a nova realidade do mercado global, em constante mudança. Durante o evento, eles também vão apresentar cases de sucesso de empresas que se destacam neste novo ambiente de negócios.