Câncer de mama

364

Durante todo o mês de outubro uma série de atividades serão realizadas pela Prefeitura de São José dos Pinhais para prevenir e conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama. A campanha conhecida como “Outubro Rosa” acontece em todo o mundo, e foi lançada oficialmente pelo município neste domingo (02) no Parque da Fonte. 

As seis regionais de saúde estiveram presentes no evento dando orientações para as mulheres sobre como realizar e a importância do auto-exame, fatores de risco do câncer de mama, solicitações de mamografias, alimentos que previnem o câncer, entre outras. Roselita dos Santos, de 36 anos, foi passar o domingo no Parque da Fonte e aproveitou para se informar sobre a prevenção do câncer. “É muito importante receber essas instruções”, afirma. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Em 2010, 2.290 mulheres foram diagnosticadas com esse tipo de câncer no Paraná. Segundo o Instituto, a taxa de mortalidade no Brasil é elevada (em 2008, foram registradas 11.860 mortes por causa da doença, sendo 11.735 mulheres e 125 homens); principalmente em virtude de diagnósticos tardios. É por isso que a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve diversas atividades no Outubro Rosa, para conscientizar as mulheres da importância do auto-exame e da mamografia após os 40 anos de idade; ou após os 35, no caso de existirem casos na família.