CAA/PR presitigia inauguração de Centro Judiciário de Curitiba

961

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná – CAA/PR, Artur Humberto Piancastelli, e a diretora Julia Gladis Lacerda Arruda, prestigiaram a inauguração do Centro Judiciário de Curitiba, construído pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), no local onde funcionava o presídio, no bairro Ahú, em Curitiba. A solenidade aconteceu na manhã da última sexta-feira (06).  A cerimônia, conduzida pelo presidente do TJ-PR, Renato Braga Bettega, também contou com a presença do presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, e dos membros da diretoria Airton Molina, vice-presidente, Marilena Winter, secretária-geral, e Alexandre Quadros, secretário-geral adjunto.


Diretor da APEP recebe título de doutor pela UFPR

 

O procurador do Estado, associado e diretor de planejamento da APEP, Marco Antonio Lima Berberi, defendeu, com sucesso, sua  tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O presidente da APEP, Eroulths Cortiano Junior, foi o professor orientador da tese intitulada “A arte após a morte do artista: sucessão hereditária e direitos autorais”.  A banca de avaliação da tese contou com a presença do associado e membro titular do Conselho Fiscal da APEP Alexandre Barbosa da Silva, que representou a UNIVEL. Ainda compuseram a banca que aconteceu no último dia 5 de julho, os professores doutores Sérgio Staut (UFPR), Maria José Justino (EMBAP) e Marcelo Miguel Conrado, advogado e artista plástico, professor do Núcleo de Prática Jurídica da UFPR,  que já teve obras suas expostas na sede da APEP.


XIX Congresso Paranaense de Direito Administrativo

 

Edgar Huimarães, presidente do IPDA

 Os interessados em participar do XIX Congresso Paranaense De Direito Administrativo, promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA, podem se inscrever em que http://efeitoeventos.com.br/ipdacuritiba2018/. O evento, que acontecerá de 21 a 24 de agosto, na sede da OAB Paraná, em Curitiba, tem por objetivo discutir temas emergentes do Direito Administrativo. O conteúdo das palestras visam disseminar, na prática, os fundamentos constitucionais democráticos e a promoção da cidadania em sua concepção mais ampla e inclusiva. Além disso, é uma homenagem ao professor doutor Márcio Cammarosano, referência em Direito Público.  A conferência de abertura do Congresso, que reunirá como palestrantes professores, juristas, advogados e estudiosos do Direito, será proferida pelo professor homenageado, logo após o pronunciamento do presidente do IPDA, Edgar Guimarães. Márcio Cammarosano falará sobre Direito Administrativo do medo. O encontro será encerrado com a palestra sobre consensualidade administrativa: o exemplo dos acordos de leniência e a jurisdição de contas, apresentada pelo ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler.


Biblioteca Solidária

 

O projeto Biblioteca Solidária, desenvolvido pela Caixa de Assistência dos Advogados, foi um dos destaques do Dia da Cidadania realizado pelas Subseções da OAB na Lapa e em São José dos Pinhais, dia 9 de junho. Lançada no mês de maio, a iniciativa visa promover o incentivo à leitura de uma forma compartilhada. Desde o lançamento, a Biblioteca Solidária está cumprindo seu objetivo. “Trata-se de levar a leitura onde o povo está”, observa a vice-presidente da CAA/PR, Daniela Ballão Ernlund. “O formato da ação favorece o compartilhamento das publicações depois de lidas, pois cada editorial tem um adesivo para estimular o repasse a outras pessoas. O projeto tem feito a diferença ao estimular e propagar a leitura, essencial para o desenvolvimento educacional, cultural e social”, completa Daniela Ballão.