Em seu primeiro pronunciamento como enviado especial ao Oriente Médio, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair anunciou nesta segunda-feira projetos industriais e de negócios em Gaza e na Cisjordânia para revitalizar a economia palestina.

Blair fez o anúncio em Jerusalém, ao lado dos primeiros-ministros de Israel, Ehud Olmert, e da Autoridade Palestina, Salan Fayyad.

O ex-primeiro-ministro anunciou quatro projetos de grande porte, incluindo uma estação de tratamento de esgoto em Gaza, um parque industrial em Jericó e uma zona industrial em Hebron.

"Para criar paz duradoura, três coisas precisam acontecer: uma visão política clara para uma solução de dois Estados, a construção de uma capacidade palestina e instituições de governança", disse Blair.

"E hoje estamos nos concentrando no terceiro aspecto: criando mais empregos e prosperidade maior para palestinos comuns."

Blair é enviado especial para o Oriente Médio do Quarteto, grupo formado por Estados Unidos, Rússia, União Européia e ONU para negociar os conflitos da região.

Na semana que vem, líderes palestinos e israelenses devem se encontrar em uma conferência de paz em Annapolis, nos Estados Unidos.