Com apenas 1 ano de operação, a Archademy, primeira aceleradora para escritórios de Arquitetura e Design de Interiores do mundo, inaugura duas novas unidades em endereços estratégicos na capital paulista: a Alameda Gabriel Monteiro da Silva – a meca da decoração de interiores na capital paulista – e o Lar Center, o principal hub de móveis e decoração do País. Com a expansão dos negócios, a base de escritórios acelerados sobe para 150 e o grupo deve faturar R$ 3 milhões este ano.
“Com a consolidação do modelo de negócios em São Paulo, temos propostas para levar a Archademy para Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. Nosso planejamento é inaugurar 20 unidades até 2021”, diz Anna Rafhaela Bonifácio, sócia da iniciativa pioneira no mundo de criação de um Market Network para o mercado Arch&Design.
“O Market Network é a interseção dos pilares Network, Marketplace e SAAS. Com a Archademy, fortalecemos a comunidade (Network) de profissionais com um espaço de coworking projetado especialmente para maximizar o desempenho de especificações e número de projetos. Além disso, desenvolvemos uma área de vendas para intermediar a especificação de produtos (Marketplace) e um sistema para automatizar orçamentos e outros serviços recorrentes (SAAS)”. relata Anna.
As estratégias da empresa consideram duas particularidades do mercado de alto padrão. É um mercado pulverizado: 75% dos escritórios tem até 5 profissionais. Além disso, as transações ocorrem por indicação: em média 50% as vendas são originadas por indicação do Arquiteto ou Designer.
“As marcas já sabem se comunicar com os grandes escritórios e nomes da Arquitetura e do Design nacional, mas não com os pequenos escritórios que, juntos, representam até 80% das especificações do mercado”, assinala Anna.