ARAUCÁRIA: Programa Saúde em Dia zera fila de atendimentos em otorrinolaringologia

320

Em apenas 80 dias do Programa Saúde em Dia foram realizadas 953 atendimentos em otorrinolaringologia entre consultas, retornos e cirurgias no HMA. Todos os pacientes que estavam aguardando uma consulta inicial na especialidade foram agendados.

Mas como funcionam os agendamentos? O médico que atendeu o paciente na Unidade Básica de Saúde realiza o encaminhamento para a especialidade, assim que a guia é recebida na Central de Regulação é realizado o agendamento ou a regulação da consulta, que apresenta um intervalo de 15 a 30 dias para os atendimentos que são realizados dentro do município, basta o usuário da saúde aguardar ser chamado.

Já a fila de retorno representa a necessidade especificada pelo profissional médico podendo ocorrer alterações, lembrando que os encaminhamentos seguem um fluxo existente entre a Unidade Básica de Saúde e a Central de Regulação.

O paciente que possui encaminhamento deve procurar a Unidade Básica de Saúde para orientação. Alguns procedimentos como ultrassonografia de abdômen, de aparelho urinário, de próstata ou transvaginal apresentam oferta de agenda já para o próximo mês.