Ruínas Maias, um dos interessantes cenários da Guatemala

Para quem gosta de combinar viagens a lugares atraentes e boa gastronomia, a operadora Viaventure (viaventure.com), especializada em América Central, organiza em maio e junho roteiros para eventos de culinária típica em três países – Belize, Guatemala e Honduras.

Em Belize, que já foi chamado de Honduras Britânicas, haverá, de 24 a 26 de maio, no distrito de Toledo, o Festival do Chocolate, produto muito associado à antiga cultura asteca. Já a cidade de Placencia, também em Belize, recebe entre 28 e 30 de junho a Lobsterfest, um fim de semana inteiramente dedicado à culinária a base de lagosta.

Na Guatemala, está programado um passeio pelos pontos tradicionais da cidade de Antigua, com informações sobre a cultura local e um cardápio que inclui tortillas de milho recheadas com queijo, pés de porco e pamonhas, entre outras iguarias.

Outro tour leva aos campos de café locais, que possuem algumas das melhores variedades do mundo. Para quem gosta de cozinhar, também há a opção de participar da elaboração de pratos da cozinha guatemalteca, baseada em s ervas nativas, especiarias e vegetais em suas receitas.

Em Honduras, o desafio é desvendar a culinária típica, seguindo as antigas tradições do país. O passeio sugerido é um almoço na fazenda Finca el Cisne, com comida tradicional que inclui saladas com agrião, coentro, rabanetes e queijo, sopas de carne e panquecas, acompanhadas de sucos de maracujá, tangerina e tamarindo. Para sobremesa, bananas cobertas com creme, canela ou chocolate. O dia encerra-se com um banho nas nascentes do local.