Alfaiataria exalta poder masculino

4768

“Curitiba, logo chegaremos aí!”, com esse aviso João Camargo, alfaiate e fundador da Camargo Alfaiataria, anuncia o impecável Giovanni Frasson como consultor de estilo da marca e apresenta a coleção para o inverno 2019, batizada por Power. Nascida em São Paulo há doze anos, a empresa  conta com cerca de 50 funcionários e pode produzir 300 ternos por mês.

O poder exaltado pela marca na nova coleção, longe do típico machismo, assinala para a personalidade e estilo de vida do homem moderno dotado de “vigor e energia, que cuida de todos os âmbitos de sua vida com estilo, saúde e autoestima”. O conceito da nova coleção é delicadeza e força de mãos dadas.  A alfaiataria, enfim, visa “o homem que se cuida, se diverte, trabalha e mostra determinação e sensibilidade em seu comportamento, ou seja, sua moda”.

Então, conta Frasson, o conceito se traduz, na linha Casual, “na modernidade de peças bastante clássicas que, usadas misturando cores e texturas, rejuvenescem a imagem principalmente com os tênis bicolors da coleção”. Aqui estão jeans com diferentes lavagens e acabamentos, trench coat, sobretudos, jaquetas bomber, calças de sarja, camisas, T-Shirts, polos, blazers, cardigan de tricô e moletons.

As peças valem-se de tecidos tecnológicos (impermeáveis, emborrachados e nylon) e da praticidade dos bolsos internos. Para a modernidade e estilo entram as cores vibrantes, cortes da alfaiataria convencional, mas confeccionadas a partir de tecidos casuais, sem abrir mão da elegância e caimento impecável.

Na nova coleção somam-se ainda duas vertentes para os homens ficarem bem alinhados no inverno de 2019. Resume Frassion: “Para linha Corporate, muita sensualidade nos ternos extremamente bem cortados, mais ajustados, porém confortáveis. Lapelas de bico ou clássicas, em cores e padronagens universais para este segmento como preta, grafite, marrom, preta/branca e azul”.

A linha Celebration com costumes, ternos e smokings, para grandes comemorações, traz cores universais além do vinho, marinho, off-white e bege.  Os trajes para noivos, padrinhos e convidados são criados com exclusividade. E, acrescenta o consultor de estilo, “muita sofisticação e elegância no corte em tecidos ingleses, refinados e atemporais”.

Elegância, aliás, é fundamental quando se sabe que João Camargo descobriu o universo da moda masculina trabalhando com o pai e com o estilista Ricardo Almeida. A marca, assim, investe na silhueta slim por valorizar o corpo masculino, bem no estilo casual streetwear. Contudo, referência nacional no mercado de luxo, mantém a linha de costumes, ternos e smokings. E presta consultoria para que o cliente possa entender que “moda é tudo aquilo que engloba o seu estilo de vida”.

Inverno é a praia dos curitibanos. Assim, João Camargo pesquisa a cidade para a próxima estação: “Curitiba é uma praça que eu admiro muito, porque o que a gente mais prega hoje é a cultura de moda masculina, e o curitibano já tem essa preocupação, já tem essa visão”.

A Camargo Alfaiataria tem quatro lojas (próprias e franquias), sendo três em São Paulo (Itaim, Jardins e Anália Franco) e outra em Brasília. Nelas, os clientes contam com três segmentos: produtos sob medida (à disposição toda a linha de alfaiataria e camisaria, com cinco mil tipos de tecidos e modelagens), semi-prontos (peças semi acabadas permitindo ajustá-las ao corpo e escolher os tecidos) e prêt a porter (roupas e acessórios prontos, como abotoaduras, gravatas, lenços, polos, jeans, etc).

Detalhe: como se portar no dia do casamento,  nutrição e saúde estão entre os assuntos mais conversados entre o alfaiate e o noivo, na hora da escolha do traje.