Adote um vira latas

865

 Continuando nosso assunto da edição passada, em relação a adoção de animais, particularmente cães e gatos, vamos falar um pouco sobre a adoção de vira-latas.
Para algumas pessoas a adoção tem que ser obrigatoriamente de um cão que venha com o status de uma determinada  raça qualquer.  Muitas vezes as pessoas entendem que o cão de raça é sempre mais bonito, mais inteligente, mais isso ou mais aquilo.
Considero que nem sempre é assim, nem por um lado nem pelo outro, quando falarmos de vira-latas x cão com raça.
Daqui pra frente vou me referir a vira-latas como animais SRD (sem raça definida) ok? Pois bem, há inúmeras vantagens de se adotar um animal SRD.  Vou resumir algumas observações sem pontuar demais nas determinações técnicas, apenas para que fique claro. O SRD é via de regra um animal que sofreu poucos cuidados e se desse animal restou cães por aí, significa sobretudo que é um animal forte, que conseguiu sobreviver às doenças e percalços que outro animal não teria conseguido. Em outras palavras é um animal mais forte por seleção natural. Mas como disse, é via de regra, porque há animais que consideramos como SRDs, que são resultados da cruza de dois animais de raças distintas, e que se enquadram na mesma categoria.
Muitas ONGs se mobilizam para propiciar adoção a esses nossos SRDs, e em sua grande maioria já oferecem cães castrados e vacinados. Significa que o custo inicial para manter esse animal está bem baixo.

Nas fases mais tenras de idade, o animal  precisa de maior atenção, adotar um SRD fora da faixa etária de filhote, vai te livrar de vários problemas e você terá um amigo em casa da mesma maneira, que será muito grato graças a capacidade de adaptação que os vira-latas têm. Eles realmente não se importam com a mudança de casa, eles são muito gratos pelo carinho e conforto. Teríamos muito mais para falar sobre esse assunto, mas como veterinário atuante na clínica médica e cirúrgica de cães e gatos, asseguro-lhes que as vantagens são enormes. Quer saber a principal: você terá um cão único, exclusivo, diferente de todos. Se adotar um cão SRD ponto para o felizardo, ponto para você. Meu nome é Roberto, e se quiser conversar sobre isso é só me ligar: 41 3332-5590.

 

ROBERTO LUIZ LANGE

Médico Veterinário

Diretor do Hospital Veterinário Santa Mônica

Fone (41) 3332-5590.