@XHportugues

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone sobre a situação no Oriente Médio, antes da viagem do premiê japonês ao Irã.

Na conversa telefônica, acredita-se que Abe tenha dito a Trump que pretende exortar Teerã a amenizar as tensões quando se encontrar com o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.

Shinzo Abe e Donald Trump confirmaram que vão trabalhar juntos em prol do sucesso da cúpula do Grupo dos Vinte programada para ocorrer neste mês na cidade de Osaka.

O secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga, anunciou oficialmente a viagem de Abe ao Irã, a partir de quarta até sexta-feira. O premiê se reunirá com o presidente Hassan Rouhani, entre outras autoridades.

Suga lembrou que este ano marca o 90º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos entre Japão e Irã. Ele salientou que o último primeiro-ministro japonês a visitar o Irã foi Takeo Fukuda, em 1978.

Yoshihide Suga disse que, tendo em vista o aumento das tensões na região, o Japão vai fazer uso das conversações em nível de cúpula visando exortar o Irã, que é uma potência regional, a aliviar as pressões.

Com NHK