Integrantes da mesa de solenidade de abertura do Congresso

A Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional realizou entre os dias 29 e 31 de maio, o II Congresso Brasileiro de Direito Processual Constitucional, no auditório da OAB Paraná, em Curitiba. O coordenador de Direito Público da Escola Superior de Advocacia (ESA), Francisco Zardo presidiu a solenidade de abertura do Congresso. Compuseram a mesa de honra Marilena Winter, vice-presidente da OAB Paraná, Cleverton Cremonese de Souza, diretor da ABDPC, Fabiano Baracat, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR), Tarcísio Kroetz, presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Clayton Albuquerque Maranhão, desembargador do Tribunal de Justiça e diretor da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), Flavio Pansieri, conselheiro federal da OAB Paraná, e os professores André Ramos Tavares e Luiz Guilherme Marinoni.

Transmissão de cargo

Professor Luiz Guilherme Marinon

Durante a realização do II Congresso Brasileiro de Direito Processual Constitucional, o professor Luiz Guilherme Marinoni assumiu a presidência da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional – ABDPC. O cargo foi transmitido pelo professor André Ramos Tavares. Marinoni destacou que manterá o compromisso da ABDPC de promover o progresso científico do Direito Processual Constitucional e o papel protagonista da entidade no cenário jurídico. Garantiu que trabalhará para difundir e atualizar estudos e compartilhar experiências entre a prática jurídica e o conhecimento científico e acadêmico.

Homenagem ao ex-presidente

Cleverton Cremonese e o professor André Ramos Tavares

O diretor da ABDPC, Cleverton Cremonese, após a abertura do Congresso, entregou ao ex-presidente da Associação, André Ramos Tavares, uma placa em homenagem aos bons préstimos à entidade e pelos valorosos aportes à ciência do Direito Processual Constitucional. O professor Luiz Guilherme Marinoni também foi homenageado e recebeu a placa das mãos desembargador Clayton Maranhão.

Gilmar Mendes encerra atividades do evento

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes proferiu a palestra de encerramento do II Congresso Brasileiro de Direito Processual Brasileiro, décimo painel que tratou dos desafios do STF nas primeiras décadas do Século XXI. Gilmar Mendes e traçou um panorama do universo do processo constitucional brasileiro r falou sobre a atuação do STF em todo este processo.