Os curitibanos Ronaldo Campos de Oliveira, Deividi Cavarzan e Fabricio Martins se conheceram em 2017 e decidiram unir a experiência de cada um em um negócio novo. Deividi e Ronaldo eram parceiros em uma empresa de tecnologia, e Fabricio, gerenciava uma organização de investimentos. De áreas tão distintas, surgiu um objetivo comum que virou a ideia central do empreendimento: simplificar as transações financeiras entre grandes empresas e seus fornecedores.

Lançada em setembro de 2018, mas com apenas seis meses em operação, a Giro já possui um grande case de sucesso com uma grande empresa do setor agropecuário. Voltada para o setor de carnes, leite, batata e feijão, a entidade possui mais de 5000 fornecedores e já anteciparam mais de R$ 20 milhões em recebíveis através de um portal de fornecedores customizado.

Fabricio Martins explica que as vantagens da antecipação de recebíveis são inúmeras e alcançam fornecedores e contratantes.“A Giro auxilia as pequenas e médias empresas a ganharem fôlego nas finanças e de quebra fortalece a cadeia de fornecedores de grandes empresa”.

Segundo ele, os fornecedores passam a ter o controle de seus recebimentos e podem escolher quais recebíveis querem antecipar. Isso fortalece o fluxo de caixa e consequentemente, possibilita a reposição do estoque, a contratação de funcionários e o investimento em novas tecnologias. Os benefícios recebidos pelo fornecedor também impactam diretamente o contratante, que passa a receber bens e serviços de maior qualidade, podendo gerar soluções melhores para os clientes.

“Tudo isso estimula a cadeia de fornecimento, a contratação de funcionários e a competitividade, gerando bons resultados para o mercado e para a economia como um todo”, conclui Ronaldo de Oliveira.

“O que a Giro faz é terceirizar serviços para o setor financeiro das empresas com base em tecnologia. Assim, por meio de uma plataforma customizada, é possível que fornecedores antecipem o recebimento de suas notas fiscais, com um desconto que é decrescente, ou seja, menor quanto mais próximo ao vencimento”, afirma Ronaldo de Oliveira.

III Fórum de Gestão Pública Faciap

Marco Tadeu Barbosa, presidente da Faciap: “o fórum acontece todos os anos para incentivar a participação dos empresários na construção de um Estado melhor”

O III Fórum de Gestão Pública Faciap, que começa mnesta quarta-feira (21) em  Curitiba,  irá discutir a gestão pública do futuro para resolver os problemas de hoje. Contará, segundo a entidade,  com a presença dos governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, de Santa Catarina, Carlos Moisés, e o do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros Junior. Eles irão explicar suas preocupações com uma administração do Estado que seja mais moderna, as inovações na gestão do dinheiro público para diminuir os gastos, e, principalmente, a mudança de mentalidade na forma de fazer política, com o objetivo de buscar os novos caminhos para o crescimento.

O III Fórum de Gestão Pública da Faciap começa  às 8h30, no auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. São 350 vagas e a inscrição é gratuita.A mediação será do empresário e presidente da Celepar, Allan Costa. Segundo o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, o fórum acontece todos os anos para incentivar a participação dos empresários na construção de um Estado melhor. Desta vez, a intenção é levar até eles o debate com os governantes a respeito de ações inovadoras que estão sendo praticadas na gestão pública. “Queremos estar envolvidos nos debates em torno do controle de despesas da máquina pública, da criação de projetos de investimentos, mas mais do que isso. Entendemos que hoje há novos caminhos para o crescimento, desenhados pela tecnologia e pela inovação”, diz ele.

 Nutfree Alimentos agora em  São Paulo

Empresários Renato Lima e Débora Trinkaus, sócio-diretores da Nutfree Alimentos Saudáveis

A Nutfree Alimentos Saudáveis inaugura em setembro sua nova fábrica em Osasco e um café e empório em São Paulo. As novidades da empresa paranaense de produtos sem glúten, sem lactose, veganos e sustentáveis vão abastecer empórios, padarias e mercados da grande São Paulo. Na nova fábrica será produzida a linha completa da Nutfree, com mais de 30 produtos, inclusive panetones para o Natal.

A capital paulista foi escolhida para a expansão do negócio, que já é destaque na Região Sul do Brasil. O café e empório tem o conceito desenvolvido no coração do bairro de Higienópolis e trará uma infinidade de produtos saudáveis, veganos, sustentáveis e petfriendly. “Temos a previsão inicial de 30 novos colaboradores diretamente envolvidos no novo projeto. A Nutfree já atende o Paraná todo, Santa Catarina,  agora São Paulo, algumas cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro. E em São Paulo queremos levar um conceito exclusivo de café e empório dirigido ao público vegano e que tenham restrições ao glúten e a lactose”, ressalta a sócia-diretora da empresa participante do Shark Tank Brasil 2018, Débora Trinkaus.

Academic Ventures comemora “matches”

Lançada em outubro de 2018, a Academic Ventures, start up que tem como objetivo promover a colaboração entre a pesquisa acadêmica e as corporações em seus desafios de mercado, já comemora resultados práticos.

A empresa, idealizada e administrada pelo doutor em Administração e reitor da Universidade Federal do Paraná (2008-2016) Zaki Akel Sobrinho, realizou no período de três meses assessoria especializada em marketing de tecnologia para os Institutos Senai-PR de Tecnologia e de Inovação. O levantamento teve como objetivo fazer um completo diagnóstico para identificar o potencial de inovação destes laboratórios e sua aplicabilidade no mercado, aumentando seu faturamento e sua efetividade para alavancar sua competitividade frente à Indústria do Paraná. O relatório final já foi apresentado em duas oportunidades e orienta as próximas ações dessa parceria promissora.

Criada com o compromisso de promover de forma eficaz o fluxo de transferência de conhecimento das universidades para as empresas, proporcionando uma conexão mais próxima entre educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação, a Academic Ventures recentemente fechou contrato com a Electrolux para intermediar a resolução de um desafio colocado por esta indústria de eletrodomésticos. Após a fase de diagnóstico, cabe a AV rastrear nas universidades soluções já existentes ou que possam ser criadas em um prazo que atenda às necessidades da indústria.  Zaki Akel reitera sua crença na capacidade de pesquisa e inovação das instituições de ensino superior paranaenses. Mas para ele, é necessário estabelecer critérios para transmitir segurança e certeza de entrega. “Há muitos pesquisadores que fazem milagre com pouco investimento. Por outro lado, as empresas querem investir com segurança. Fazemos um papel evangelizador difundindo essa nova visão de ambas as partes”, afirma.

Soluções inovadoras do Crea-PR

Zaki Akel Sobrinho

Foram 30 horas de programação ininterrupta, atravessando a madrugada, com 13 equipes e 69 participantes. O resultado: soluções inovadoras para aumentar ainda mais a eficiência das fiscalizações do Crea-PR. O 1° Hackathon do Sistema marcou o protagonismo do Paraná. Iniciativa inédita entre todos os Creas do Brasil, a maratona foi realizada neste fim de semana, em Maringá (PR), e teve representantes de 30 cidades do País. Com o tema “Fiscalização Inovadora, Sociedade Segura”, a competição foi organizada pelo Crea-PR e Aprogeo-PR (Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná), em parceria com a Unicesumar.

“Essa quantidade de pessoas com diferentes mindsets transformou Maringá num centro de inovação para as Engenharias, Agronomias e Geociências. A intenção do Conselho com este evento foi buscar soluções para uma fiscalização inovadora, ágil e que traga segurança para a sociedade”, avaliou o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha.

Palestra no Conselho da Mulher da ACP

A Associação Comercial do Paraná, por meio do Conselho da Mulher Empresária, formalizando convite  para palestra com Solange Heindrickson Pamplona sobre “O que eu estou escolhendo? O que eu estou colhendo?” Será na sede da entidade Edificio Barão do Serro Azul , na Rua XV de Novembro, 621, 8º andar.

COMPARTILHAR
AnteriorFalecimentos 20.08.2019
PróximoPremio Alvim