VITA é pioneiro em UTI humanizada em Curitiba

A modalidade de tratamento assiste o paciente além do cuidado hospitalar e acolhimento, ou seja, atinge o contexto familiar e social

A unidade do Hospital VITA, localizada no bairro Batel, é a única instituição de saúde da capital a oferecer aos pacientes o serviço de UTI humanizada. Nela além de contar com 24 horas de monitoramento médico, a pessoa que está internada é acompanhada por um familiar. A modalidade de tratamento assiste o paciente além do cuidado hospitalar e acolhimento, ou seja, atinge o contexto familiar e social.

O serviço, coordenado pelo médico intensivista Dr. Rafael Deucher, dispõem de 16 UTI’s com quartos isolados, cada um com banheiro privativo. “Assim temos menor risco de delírio e menos estresse pós-traumático”, explica Deucher.

           A opção não é indicada para casos graves, mas sim para aqueles que precisam de mais atenção como os pacientes de longa permanência e idosos, e não demandam internação em UTI compartilhada. “É ideal para a recuperação pós-operatória, além disso, oferece baixa taxa de infecção e contribui para a rápida recuperação”, destaca o médico.

Humanização hospitalar

De acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), a prática é um processo vivencial que permeia toda a atividade do local e das pessoas que ali trabalham, dando ao paciente o tratamento que merece como pessoa humana, dentro das circunstâncias peculiares que cada um se encontra.

 

 

Leia Também: