Os vinhos harmonizam com gastronomia autoral

O chef Celso Freire é o convidado, nesta sexta-feira 9 de novembro, para a última edição do ano do Le Tour de France à la Cuisine, jantares temáticos mensais promovidos pela Aliança Francesa de Curitiba em parceria com a Notre Cave, importadora e distribuidora de vinhos finos, especializada em produtores independentes do Vale do Rhône,

Marlon Schluga, um dos diretores da Notre Cave, diz que o circuito gastronômico tem como objetivo apresentar aos participantes “vinhos artesanais, de alto caráter, autênticos representantes da tradição francesa, aliados à gastronomia autoral e de reconhecida qualidade”.

Celso Freire encerra um ciclo de noites enogastronômicas que já contaram com a participação dos chefs Claudia Krauspenhar, Ivan Lopes, Rosane Radecki, Flávia Rogoski, Renata Abreu, Eva dos Santos, Joy Perine e Emillene Stival. Os jantares são realizados na cozinha pedagógica da Aliança Francesa, das 19 às 21h30, com o grupo de apenas 12 comensais de um lado do balcão acompanhando, no outro, os preparos dos chefs.

O roteiro do Le Tour de France à la Cuisine tem entrada, pratos principais e sobremesa e a seleção de rótulos exclusivos da Notre Cave inclui um espumante, um branco, dois rosés, um tinto e um vinho de sobremesa.

Para quem ainda não teve oportunidade de conhecer os vinhos nos jantares temáticos da AF, Marlon Schluga diz que a Notre Cave pode preparar um kit com seis rótulos, a preços promocionais, com entrega sem cobrança de frete em Curitiba. Outra maneira é reunir um grupo de amigos e chamar a Notre Cave para propor a harmonização. Ou mesmo participar de um wine dinner.

Ele destaca, ainda, que os vinhos trazidos do Vale do Rhône ao Brasil são exclusivos, frutos dos melhores terroirs do mundo e que, “pelo seu alto caráter de autenticidade, dariam motivo suficiente para fazer um francês atravessar o país para buscá-lo na casa do produtor.  O objetivo da Notre Cave é justamente fazer a ponte direta com produtores independentes, que cultivam em sua maior parte vinhedos orgânicos e biodinâmicos. “Nosso objetivo é abastecer as adegas dos amantes da boa mesa com vinhos autênticos”. Interessados podem fazer contatos pelos fones (41) 3029-5423 e 98879-0828 ou pelo marlon@agenciasolar.pro.