O pianista francês Richard Clayderman estará no Guairão neste domingo, acompanhado por uma orquestra de cordas, em apresentação da turnê mundial que comemora seus 40 anos de carreira.  Além de seus inúmeros títulos originais como “Wedding Of Love”, “Childhood Memory” e a eterna “Ballade Pour Adeline” seu 1º sucesso (de 1977), ele interpretará arranjos próprios para temas cinematográficos e eruditos, incluindo um  pot-pourri de  canções tradicionais francesas, como “Sous Le Ciel de Paris”, “The Can-can” e “Pigalle”.

Ele, que realizou mais de dois mil e quinhentos shows nos cinco continentes, tem por nome de registro Philippe Pagès, nascido em Paris em 28 de dezembro de 1953.  O pai, professor de piano, preparou a base para o sucesso do filho e o ensinou a tocar piano  aos 6 anos. Aos 12 anos, foi aceito no Conservatório de Música e, aos 16, ganhou seu primeiro concurso. Entretanto, ele colocou de lado o estudo clássico e passou a se interessar pela música contemporânea.

Sua vida mudou em 1976, quando Olivier Toussaint, conhecido produtor de discos francês e seu sócio, Paul de Senneville, donos do selo Delphine, ouvem-no tocar. Eles procuravam um pianista para gravar a suave balada que Paul compôs para sua filha recém-nascida, Adeline, chamada “Ballade Pour Adeline”. Aos 23 anos de idade, Philippe Pagès participou da audição com mais 20 candidatos e, para sua surpresa, venceu. “Nós gostamos dele de imediato”, disse Paul de Senneville, “Seu toque suave e especial ao teclado, combinado com a personalidade reservada e perfil atraente impressionou a Olivier Toussaint e a mim. Decidimos escolhê-lo imediatamente”.

Philippe Pagès tornou-se Richard Clayderman (ele adotou o sobrenome da sua avó para evitar erros de pronúncia ao seu nome verdadeiro fora da França), e o disco vendeu surpreendentes 22 milhões de cópias em 38 países.

Seu estilo diferenciado fez com que ele ganhasse o status de superstar por todo o mundo, atingindo o recorde mundial em vendas de discos, creditados pelo incrível número de 267 discos de Ouro e 70 de Platina.

Confira:  domingo dia 15, às 20 horas, no Guairão.  Os ingressos custam a partir de 50 a 280 reais. Aceita-se cartões de créditos. Não serão aceitos cheques. Informações: 3304-7900 e 3304-7982.  Classificação livre.