Tratamentos faciais são indicados nos dias frios

Outono e inverno são propícios para o rejuvenescimento da pele e tratamento de manchas no rosto

Esse período mais frio do outono e do inverno é altamente recomendado para a realização de tratamentos estéticos faciais, porque essas estações têm menos dias de sol e calor, que podem causar a demora em algumas recuperações de tratamento e ainda podem provocar o aparecimento de manchas na pele devido à exposição solar. Por isso, a procura pelos tratamentos aumenta em 50% nesta época do ano.
A fisioterapeuta dermatofuncional e responsável pela Bioderma Medicina e Estética, Michele Nardoni, recomenda aproveitar os meses mais frios para fazer os tratamentos faciais e sugere, ainda, o uso de produtos específicos para ajudar no equilíbrio do Ph da pele, além do costumeiro protetor solar. “Nessa época do ano, o clima frio e a água mais quente do banho provocam um choque térmico, fazendo com que a pele fique mais ressecada”, explica.
Segundo Michele, existem vários tratamentos faciais que podem ser realizados; a escolha depende do objetivo que se tenha. O mais procurado é o CO2 fracionado, que faz o rejuvenescimento facial e trata da cicatriz de acne e estrias, entre outras indicações. Também é muito usada, neste período, a luz intensa pulsada, que é um tipo de laser com excelentes resultados no tratamento de manchas e estímulo do colágeno.
Entre os tratamentos recomendados para os períodos mais frios do ano estão os peelings químicos que potencializam outros tratamentos e, quando feitos de forma orientada, dão excelentes resultados, melhorando as linhas ou rugas finas. “Nessa época do ano podemos fazer esses tratamentos mais fortes e com menos risco de manchas devido ao sol”, avisa Michele. Também para aproveitar esse período, é recomendado fazer limpeza de pele, hidratações ou revitalizações faciais.

Recomendações

Contraindicado no verão, o uso de ácidos e cremes para redução de manchas com hidroquinona, por exemplo, é propício no frio, assim como a hidratação ou revitalização facial feitas em consultórios. “Elas conseguem hidratar e nutrir a pele de forma mais profunda e eficaz em apenas uma única vez”, explica Michele. Para a recuperação da pele do rosto após os tratamentos, a especialista indica o uso de água termal e hidratante calmante.

Mesmo na ausência de tratamentos especiais, a fisioterapeuta acha essencial utilizar cremes nutritivos e hidratantes para combater o ressecamento da pele com mais intensidade nessa época do ano. E aconselha sempre: o uso do protetor solar é fundamental em todas as estações do ano, ao contrário do que muita gente pensa. “O sol não aparece no inverno, mas está presente todos os dias. As lâmpadas frias e a luz do computador também causam danos na pele que podem ser evitados com o uso do protetor solar”, alerta.

Leia Também: