A revisão do regimento interno que define as diretrizes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná é a prioridade nesta gestão.

A revisão do regimento interno que define as diretrizes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná é a prioridade nesta gestão. A afirmação é do prefeito de Vera Cruz do Oeste, Marcos Vilas Boas Pescador, que assumiu, na semana passada, a presidência da entidade. Segundo ele, as outras metas incluem a qualificação dos servidores públicos, por meio de cursos e a manutenção de projetos que têm feito sucesso como o Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná, evento cultural, e o Prêmio Amop de Jornalismo, que valoriza reportagens sobre a região.

NOVA CARA AO MERCADO MUNICIPAL
A Prefeitura de Paranaguá irá investir 1,4 milhão de reais em obras na região do Mercado Municipal. Com previsão de entrega para o mês de agosto, o local está passando por transformações em uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados. Entre as obras estão a construção de duas praças e um portal na ponte dos Valadares. O turismo também terá melhorias na infra-estrutura como novos quiosques comerciais, construção de banheiros públicos e atenção à acessibilidade – adequação para receber pessoas com deficiências.

UNIVERSIDADES, TUDO FEDERAL
O governo federal vai criar cerca de 899 mil novas vagas em curso superior no país. O anúncio foi feito em Maringá pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Para isso haverá investimentos na criação de dez novas universidades, 44 campus e 150 escolas técnicas também federais. Nem o ministro, nem lideranças políticas que o ouviram fizeram referência à possível federalização das Universidades Estaduais de Maringá, Londrina e Ponta Grossa. Ainda é tempo. (AB)

CURITIBA TEM SUA ÁRVORE
Não é mais só o Paraná que tem a sua Araucária Angustifólia, símbolo do Estado e produto de exportação pela beleza de seus galhos, diâmetro de seus troncos e sabor de seu pinhão. A capital do Estado já tem o seu símbolo. Veio com 315 anos comemorados na semana passada. É a Curitiba prismática, árvore nativa que faz parte da família das pitangueiras, dos araçás e das goiabeiras. Ela pode ser vista num dos cartões postais da cidade – o Jardim Botânico. Na fase adulta, pode atingir cinco metros.

CURSO FORMA MARCENEIROS
Com o objetivo de qualificar profissionais para atuar no setor moveleiro, a Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou uma marcenaria escola na cidade. O curso que irá preparar os futuros marceneiros terá duração de 300 horas, entre aulas práticas e teóricas. Os alunos são direcionados pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município e devem encontrar oportunidade no mercado de trabalho com facilidade após o curso, segundo o Sindicato das Madeireiras e Marcenarias que prevê novos investimentos e empreendimentos no setor.

SOBRARAM VAGAS NA UEPG
Apesar da concorrência no vestibular, 101 vagas da Universidade Estadual de Ponta Grossa ainda não foram preenchidas. A instituição abre inscrições para interessados em preencher as vagas remanescentes, referentes a quatro cursos de bacharelado e sete licenciaturas. O formulário de inscrição pode ser requerido nos dias 1º e 2 de abril, das 08 horas e 30 minutos às 11horas e 30 e das 14 às 17 horas, no campus de Uvaranas.

TRATAMENTO DESIGUAL
O prefeito Beto Richa, de Curitiba, está sendo privilegiado pela propaganda nos ônibus de transporte coletivo da capital. Este é o pensamento do PTC, Partido Trabalhista Cristão. A agremiação acha que desta forma, só o prefeito, que é do PSDB, beneficia-se, em detrimento dos demais candidatos à Prefeitura. Para o partido, está havendo propaganda subliminar.

MICROSOFT DARÁ TREINAMENTO NO PR
Estudantes de graduação e pós-graduação na área de informática terão a oportunidade de fazer treinamento promovido diretamente pela Microsoft no Paraná. Os profissionais que participaram do Students to Business, programa gratuito de capacitação, em 2007. tiveram colocação no mercado de trabalho garantida. Todos os 80 participantes foram contratados por empresas do setor. As inscrições para o programa deste ano estão abertas até o dia 4 de abril, pelo site www.centrodeinovacao.org.br.

ARTESANATO EM ALTA
O Centro Regional de Apoio Tecnológico ao Artesão, em Ivaiporã, na região norte do Paraná, irá oferecer qualificação profissional e novas perspectivas aos trabalhadores da área. A iniciativa recebeu 300 mil reais em investimentos e irá atuar orientando os artesãos. A primeira ação será um cadastramento, para depois reuni-los em associações, visando distribuir espaços e criar eventos que possam promover as atividades desenvolvidas por cada um, além de facilitar a comercialização dos produtos.

MAIOR BIGODE DO BRASIL
Morador de Assis Chateaubriand, na região oeste do Estado, o barbeiro Natalino Marcelo Peixoto, 65 anos é o dono do maior bigode do Brasil. O bigode mede hoje 95 centímetros de uma ponta a outra, e segundo o proprietário, já foi maior – um metro e dois centímetros. Por causa de uma aposta com um amigo, há 34 anos ele não corta o bigode. A aparência conta com a aprovação da esposa e dos filhos e mexe com a imaginação das crianças, que o chamam de Papai Noel.

CAVALGADA DOS IMIGRANTES ANIMA CARAMBEÍ
O município de Carambeí, nos Campos Gerais, realiza, no dia 05 de abril, a 4ª Cavalgada dos Imigrantes. O evento irá reunir mais de 250 cavaleiros e amazonas que devem percorrer a cidade. A programação inicia às sete horas com um café tropeiro, seguido da tradicional “benção aos cavaleiros”. O passeio irá passar pela Avenida dos Pioneiros e segue até o Parque de Exposições, onde será servido um almoço tropeiro.