A pintura dos ovos já está em curso em três locais de Pomerode

Conhecida como “a Páscoa mais alemã do Brasil”, a Osterfest de Pomerode terá sua 11ª edição de 21 de março a 21 de abril de 2019. Pomerode é uma pequena cidade de Santa Catarina, localizada no médio vale do rio Itajai, também chamada de “a mais alemã das cidades brasileiras” e dona do maior acervo de construções em enxaimel (método construtivo com encaixes) do país.

A grande atração da Osterfest é “a maior árvore de páscoa do mundo” – a Osterbaum -, cujos preparativos começaram com quatro meses de antecedência em três pontos de pinturas de casquinhas de ovos: no zoológico de Pomerode, no parque Vila Encantada e na loja de artesanato Handgemacht.

Para a Páscoa de 2019 a previsão é de que a árvore abrigue mais de 100 mil casquinhas. O evento é uma realização da Associação Visite Pomerode (Avip) e da Fundação Cultural de Pomerode. A presidente da Avip, Gicele Lanser Corrêa, diz que o motivo da antecedência é oferecer uma experiência diferente e fazer com que a Osterbaum tenha a participação do maior número de pessoas possível.

“Nesses 10 anos, o público criou um carinho muito especial por esse evento, que é tradicional e único. Queremos que essa emoção se multiplique através de todos que se divertirem pintando uma casquinha”, diz. No Zoo Pomerode ainda é possível que crianças e adultos conheçam os ovos de animais silvestres, como avestruz e ganso.

Além da Osterbaum, haverá também o Ostermarkt – Feira de Páscoa, com venda de artesanato e artigos de decoração, oficinas de pintura, brincadeiras típicas e outras atividades para crianças e adultos, fazem parte da programação apresentações de grupos folclóricos e outras atrações.