Geraldo Rocha, nome de consenso para a nova gestão

Pela segunda vez em menos de três anos, um paranaense assume a presidência da Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens), órgão máximo da representação da categoria no país, criado há 65 anos. O empresário Geraldo José Zaidan Rocha, titular da GR Turismo e Viagens, de Curitiba, foi eleito presidente na quinta-feira 7/6, depois de um breve período conturbado da entidade.

Explica-se: em dezembro de 2017, a Abav elegeu, para o biênio 2017-2019, em chapa única, como presidente, o alagoano Carlos Palmeira, que sucedeu a Edmar Bull, de São Paulo (2015-2017), cujo antecessor foi o também paranaense Antônio João Monteiro de Azevedo, que cumpriu dois mandatos, entre 2011 e 2015, e preside atualmente a Abav-PR.

Questões jurídicas envolvendo o descumprimento de prazos no processo de seleção de conselheiros, levantadas pela Abav Espírito Santo, tumultuaram o dia-a-dia da entidade nos últimos seis meses, pois impediram o registro em cartório da ata da eleição. Desgostoso, Palmeira convocou nova eleição e decidiu não mais concorrer, encerrando sua brevíssima gestão.

Uma consulta no âmbito da diretoria resultou no consenso em torno do nome de Geraldo Rocha, então vice-presidente financeiro da entidade. (Na Abav Paraná, onde ocupou vários cargos ao longo dos anos, Rocha é também vice-presidente Administrativo e de Patrimônio.)

Geraldo José Zaidan Rocha é economista, formado pela Faculdade de Administração e Economia (FAE Business School), atividade que exerceu por 37 anos na Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná. Pós-graduado em Administração Financeira pela mesma instituição, atua no turismo desde 1996.