O 3B de Filipa Pato: Bairrada, Bical e Baga

A importadora Porto a Porto, de Curitiba, envia oito sugestões de espumantes e de vinhos brancos e rosés, leves e equilibrados, para serem degustados nos dias de verão. Na relação, a Cava Don Román, espanhol da Catalunha, de uvas Xarel-lo, Macabeo e Parellada, com toques de maçã, e o espumante português 3B Rosé, da renomada enóloga Filipa Pato, feito com uvas Baga e Bical da Bairrada; daí o nome.

Ainda de Portugal: o Santola DOC, vinho verde da região do Minho, elaborado com uvas Loureiro e Pederña. Leve e frutado, tem baixa graduação alcoólica: 9%; Monsaraz branco, da região do Alentejo, com as clássicas uvas Antão Vaz, Gouveio e Arinto; e o Alvarinho DOC, da uva do mesmo nome cultivada nas regiões de Monção e Melgaço. É também um vinho verde, frisante.

Ainda da Europa: o francês La Rosé de Floridene, da Domaine Denis Dubourdieu, de Bordeaux, cujas uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc apresentam aroma de groselha, maracujá e morango. E outro espanhol: o Chan de Rosas Clásico, 100% de uvas Albariño (a Alvarinho portuguesa), dos vinhedos do vale de Salnés, em Pontevedra.

Fecha a lista um representante da América do sul, o argentino Benjamnin Torrontés, da uva Torrontés de Luján de Cuyo, Mendoza. Aromas de flores brancas, frutas cítricas e notas herbáceas. Esses oito vinhos podem ser encontrados nos seguintes locais: Casa Fiesta, Adega Brasil e Casa da França, com preços entre R$ 37,90 e R$ 137,90.