Modalidades artísticas estão em alta na academia

Dentre os principais benefícios das modalidades artísticas, estão o fortalecimento e a definição muscular
Créditos: João Prospiter

Para muitas mulheres o ballet é tido como uma lembrança de infância. Que menina nunca sonhou em ser bailaria, ou praticou a modalidade nas aulas do colégio? Foram muitas. Para aquelas que querem retomar os passos ou até aprender a modalidade, a academia Bodytech Crystal inova e apresenta a modalidade voltada para o público adulto.

As aulas são ministradas pela bailarina profissional Silmara Stedile, que explica um pouco mais sobre o público da modalidade. “Ela pode ser adotada por todas as pessoas, não só por dançarinas. Todos podem se divertir dançando e realizando exercícios que só irão trazer efeitos positivos para a saúde física e bem-estar”, afirma. Com 1h30 de duração, a aula consiste em 1h de técnicas de ballet e 30 minutos de dança, que contemplam diferentes coreografias. “Dentro da academia, o ballet traz uma acessibilidade maior para aquelas mulheres que sempre quiseram ter contato, mas não tiveram quando novas, e ainda retoma o contato com as que já treinaram em algum período da vida”, pontua a bailarina.

Já Elô Alcântara, educadora física, ministra as aulas de jazz na Bodytech Crystal. Nas terças e quintas, às 20h15, as alunas se reúnem para uma aula definida como divertida e desafiadora pela instrutora. “Trabalhamos sequências coreografadas, o que estimula a memória, além de trabalhar a dissociação corporal, isolando o tronco e quadril, por exemplo”, explica. O jazz é o que ela chama de uma aula completa, pois estimula a capacidade física, a força, a flexibilidade, e até a definição muscular. “Além de toda a parte da dança que encanta, que diverte e que aumenta a autoestima”, revela Elô. Indicada para todas as idades, as aulas de jazz não tem muito impacto, sendo recomendada para todas as alunas e idades. Caso a cliente tenha algum problema articular, é só avisar a instrutora, que ela recomendará a melhor forma de praticar cada passo.

Vale lembrar que modalidades artísticas são associadas com exercícios tradicionais de academia, como agachamentos e abdominais. Uma das características principais é o número de repetições e o tempo de isometria de cada exercício. A metodologia é desafiar o condicionamento físico com múltiplos movimentos que exigem o trabalho de diversas regiões do corpo. Além disso, a coordenação dos movimentos, a concentração e o equilíbrio são muito exigidos. Dentre os principais benefícios das modalidades artísticas, estão:

– Fortalecimento e definição muscular

– Melhora na postura e respiração

– Melhora do equilíbrio

– Perda de peso

– Melhora na flexibilidade

– Bem-estar físico e mental

 

Leia Também: