O Mês da Consciência Negra, promovido pela Secretaria da Cultura do Paraná, inaugura nesta quinta-feira (8) a mostra Odelair Rodrigues, com 60 fotos e documentos que prestam um tributo à carreira da atriz. A abertura da exposição,  no hall da SEEC, será das 17h30 às 20h, com visitação gratuita.

Uma das grandes artistas das artes cênicas do Paraná, Odelair Rodrigues é tema da biografia, lançada neste ano, elaborada pelos jornalistas Rosirene Geamel (in memoriam) e Zeca Correa Leite. As fotos da mostra foram selecionadas a partir do Arquivo Público do do Paraná, do acervo de Rosirene Gemael e do periódico TV Programa. Elas traçam uma linha do tempo da carreira da atriz. Além de imagens, documentos pessoais e reportagens ajudam a contar essa história de resistência.

Odelair venceu o duplo preconceito por ser negra e mulher. Sempre combateu a discriminação ao longo da vida e conquistou destaque nacional como atriz, sendo uma das pioneiras da televisão paranaense, rádio e cinema.

Diversos eventos no Paraná acontecem pelo Mês da Consciência Negra, que celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. São 92 atividades como oficinas, palestras, debates e shows que colocam a questão do negro, do preconceito e do papel dele na sociedade no centro das discussões.