Vitrine principal traz momentos da alta-costura para o décor. Crédito das fotos: Carlos Alberto Alves

Veterana na Mostra Artefacto Curitiba, na edição paranaense de 2018 comemorou sua 14.ª participação, a engenheira civil e designer de interiores Margit Soares agora estreia na edição catarinense, com o tema Design+Cinema. A curitibana apresenta seu espaço Chanel Depois de Chanel na loja localizada no shopping Casa Hall Design District em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Para este projeto, a vitrine principal com 15m², Margit mergulhou no universo da icônica estilista Gabrielle Chanel que mudou a moda feminina com suas ideias visionárias no começo do século 20. Com inspiração no filme Coco Antes de Chanel (2009), traz para a Mostra detalhes da alta-costura para o décor, em um ambiente discreto, chic, sem cores fortes, nem objetos exagerados.

“O que os visitantes poderão ver é uma releitura, mais atual, das peças e tecidos criados pela estilista francesa,” conta. No espaço, a cartela de cores escolhida foi o preto e branco que misturam-se com detalhes em madeira dos móveis e tampos das mesas em mármore que tão toque sofisticado ao ambiente.

Alguns estofados foram desenvolvidos com o tecido tweed, que se consagrou em 1954. Inicialmente utilizado apenas no vestuário masculino, foi transformado em um clássico quando a estilista lançou o primeiro casaco de tweed feminino. “Quero mostrar que a moda e o design, a decoração, andam juntas e podem seguir a mesma tendência,” completa.

A escolha por Coco Antes de Chanel aconteceu porque Gabrielle Chanel deixou marcas fortes na moda e tendências atemporais, que nunca saem de moda, como é, para Margit Soares, no cenário da decoração. “O que mais me encantou foi o desafio desta mulher, naquela época, em ocupar um cargo, ter uma carreira jamais exercida por um publico feminino,” finaliza.

Entre os móveis escolhidos da nova coleção Artefacto estão: Sofá Coquille, Banco Indiana, Poltrona Liberty, Mesa lateral Halston, Aparador Laos, Mesa Lateral Vidre e Mesa de Centro Asher.