As crianças vão ganhar um dia totalmente voltado para elas no Centro Histórico de Curitiba. Pelo sexto ano consecutivo, a Rede Empresarial da região preparou o Centro Histórico Divertido. Nesta edição, que acontece no dia 07 de outubro, das 10 às 18h, as famílias irão aproveitar as mais de 40 atrações e brincadeiras gratuitas que acontecem em alguns pontos da cidade. Além disso, algumas empresas associadas do entorno prepararam combos com preços promocionais, descontos e mimos.
Neste ano o tema da festa é “Brincando em Família” e treze espaços espalhados pelo Centro Histórico vão trazer brincadeiras que irão reaproximar ainda mais crianças, pais e avós. São eles: Museu Paranaense, Memorial de Curitiba, Cinemateca, Centro Juvenil de Artes Plásticas, A Caiçara, Bella Vivenda, Hostel Roma, Jeito Mineiro, Mikado, Oriente Árabe, Pizza CWB, Jokers e Quintal do Monge.
A abertura do evento será uma marchinha de Bolhas de Sabão, que parte do Relógio das Flores às 10 horas para enfeitar ainda mais o Centro Histórico. Serão distribuídos alguns kits de bolhas de sabão, mas todos são bem-vindos para deixar a atração ainda maior. A marcha segue até o Bebedouro.
O Memorial de Curitiba, um dos palcos das atividades, reúne diversas atrações que seguem até às 18h. Algumas delas são brincadeiras do tempo da vovó e do vovô, jogos gigantes, contação de histórias, desenho em balão, oficina de cupcakes para pais e filhos, entre outras. As crianças ainda irão se divertir vendo o show da Rita LEEtle, com repertório da Rita Lee para crianças (15h às 15h30). Já os pais e avós terão um cantinho especial por lá com quick massage.
O Museu Paranaense será outra sede de atividades e terá um espaço dedicado para brincadeiras inclusivas comandadas pela UPPA – União de Pais pelo Autismo – e o Projeto LIA – Lazer, Inclusão e Acessibilidade. Quem passar por lá também poderá conferir a exposição de fotos de Matheus Kreeling, skate adaptado, pintura de rosto, Oficina de Mini Horta com Esalflores e atividade com tinta do Pintando na Calçada, dentre outras.
Para quem gosta de cinema, das 10 às 12h, a Cinemateca, será palco da exibição do filme “Terreiros do Brincar” e na sequência acontece um bate-papo com educadores, atividade promovida pela Muralzinho de Ideias. E se o negócio da criançada é botar a mão na massa o Centro Juvenil de Artes Plásticas terá duas oficinas ao longo do dia: construção de bonecos de madeira, e Ecoorquestra.
Outros espaços do entorno promovem ainda atividades especiais. Na Bella Vivenda a criançada terá pescaria e bolinha de sabão; no Jokers show de mágica; no Jeito Mineiro brechó de brinquedos semi-novos; no Quintal do Monge camarim de maquiagem e no Mikado show musical. A Caiçara, Pizza CWB e Oriente Árabe promovem oficinas de horta, pizza e sfiha, respectivamente. As três são gratuitas e com vagas limitadas. No Hostel Roma acontece o lançamento do Espaço Bambini, com contação de história.

 

Combos promocionais e descontos

Algumas empresas da região ainda comercializarão combos promocionais ou descontos de 10%. É possível encontrar diversas opções gastronômicas para as crianças por R$ 15. No italianíssimo Nonna Giovanna o prato é Talharim ou Gnochi com molho da Nonna + 1 suco; no Jokers, bife, frango ou peixe acompanhado de arroz, feijão e fritas + 1 Suco de Laranja; no Quintal do Monge peito de frango grelhado, macarrão de letrinhas, batata fritas e gelatina e na Bella Vivenda, trouxinha de legumes e frango, suco e frutas em pedaços.
Pelo mesmo valor o Oriente Árabe terá disponível o Mini kafta burguer (dois mini sanduíches com hambúrguer de kafta, acompanha batata frita e saladinha + Suco de laranja) a no A Caiçara Banana da terra flambada + 1 bola de sorvete de creme.
Mas não são só as crianças que terão menu especial, os adultos também. Tem opções para todos os gostos por R$ 30, como churrasco no Quintal do Monge, feijoada no Jokers, prato fitness na Bella Vivenda e prato especial no A Caiçara.
Quem quiser comer também no Restaurante Mikado, Espaço Carmela e Pizza CWB (São Francisco) vai ter 10% de desconto. Outros locais que estão com desconto são: Casa do Fumo, em toda a linha de artesanato, e Barbearia Rei Trajano, nos cortes infantis.

Ainda no quesito descontos o Hostel Roma, o Hotel Brasília e o Hotel Blumenau estão com preços especiais para quem é de fora e quer se hospedar na cidade durante o Centro Histórico Divertido.