A acordeonista Marina Camargo faz show de lançamento, em Curitiba, do primeiro livro que registra o panorama atual do acordeom no Brasil. Ela e o músico Marcelo Pereira percorreram o país, do Nordeste ao Sul,  atrás dos mais importantes acordeonistas-compositores da atualidade.  E o repertório pesquisado está em CD encartado no livro e no repertório do show.

São 14 faixas, uma de cada músico entrevistado: Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, Luciano Maia, Gabriel Levy, Alessandro “Bebê” Kramer, Beto Hortis, Adelson Viana, Edith de Camargo, João Pedro Teixeira, Lourdinha, Luiz Carlos Borges, Marcelo Caldi, Lulinha Alencar e Waldir Teixeira.

1 – Da Cidade ao Sertão (Adelson Viana)

2 – Lusco Fusco (Alessandro “Bebê” Kramer)

3 – Capibarizando (Beto Hortis)

4 – Daydreams (Edith de Camargo)

5 – Baião de Cinco (Gabriel Levy)

6 – Chorinho para Cassi (João Pedro Teixeira)

7 – Vanera da Lourdinha (Lourdinha)

8 – Janelas ao Sul (Luciano Maia)

9 – Baile de Fronteira (Luiz Carlos Borges)

10 – Cutucufole (Lulinha Alencar)

11 – Forró do tufão (Marcelo Caldi)

12 – Arrabalera (Renato Borghetti)

13 – Sanfonema (Toninho Ferragutti)

14 – Afinando meu Bandolim (Waldir Teixeira)

Após dois anos de pesquisas, a obra chega ao público em dois volumes: um traz as entrevistas com 14 instrumentistas e compositores de várias regiões do país e outro com as partituras das principais obras desses músicos, tiradas de ouvido pela própria Marina, também professora ciente que essa prática de escrever a partitura não é muito comum na música popular. O projeto teve apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, incentivado pelo Positivo.

Confira: neste domingo dia 25, às 19h, no Espaço Fantástico das Artes  (Alameda Princesa Izabel, 465 – São Francisco. Fone 3077 5009). Entrada gratuita. Classificação Livre.