Absolutely British, último programa da Orquestra Sinfônica do Paraná da temporada 2018, neste domingo, será regido pelo maestro convidado inglês Stefan Asbury. No repertório obras de dois compositores conterrâneos: Concerto para Viola e Orquestra, de sir William Turner Walton, tendo por solista Alexandre Razera, e Uma Sinfonia para Londres, de Ralph Vaughan Williams.
Stefan Asbury, regente honorário da Noord Netherlands Orkester, na Holanda, já trabalhou com orquestras na Inglaterra, China, Peru, Alemanha e Nova Zelândia.
Sobre o programa, uma curiosidade: a música de Walton foi composta para o violista Lionel Tertis, que a recusou por ser moderna. Mas, após a estreia oficial em 1929 e a aclamação da crítica, Tertis arrependeu-se e a incluiu em seu repertório.
Já Uma Sinfonia para Londres, segunda obra de Williams, foi composta entre 1912 e 1913, trazendo um registro sonoro da atmosfera londrina antes da I Guerra. O compositor, diante do conflito mundial, reescreveu a música várias vezes, sendo a versão definitiva de 1936.
Imperdível: Guairão, neste domingo dia 2, às 10h30. Ingressos a 20 e 10 reais.