CASAMENTO NA FEIRA

Foto: Divulgação Festuris

Em sua edição dos 30 anos, o Festuris Gramado ganhou um novo espaço em seu recinto de feiras, no Serra Park: o Wedding, onde a partir de agora serão realizados casamentos – de verdade. Os primeiros a formalizarem a união, ali, na sexta-feira 9 de novembro, às 17h30, foram João Carlos Albano, ele paulista de Ourinhos, e Rose Larrat Albano, de Belém do Pará, ambos agentes de viagens na capital paraense e que vivem juntos há anos. O casamento foi no rito judaico, com as bênçãos de um religioso de Israel, também empresário do turismo. Marta Rossi, CEO do Festuris, e o marido Sérgio Prade foram padrinhos.

PAUTA DE HOMENAGENS

No Festuris foram também homenageados profissionais do turismo, nomeados embaixadores do evento, que mais levaram agentes de viagens a Gramado, entre eles, Roberto Bacovis, de Curitiba; Marta Rossi recebeu da Abav-RS (seccional da Associação Brasileira de Agências de Viagens) o Troféu Infinito; os dirigentes do festival mereceram uma placa de prata comemorativa aos 30 anos, entregue pelo Fórum Nacional de Secretários de Turismo; o Uruguai foi considerado o estande mais criativo pela revista Brasil Travel News; Helio Lima Duarte, veterano profissional do turismo, foi saudado no tradicional plantio de uma araucária no Projeto Gralha Azul. O paranaense João Jacob Mehl, presidente do Sindicato de Hospitalidade e Alimentação de Curitiba (Seha) teve seu retrato inaugurado na galeria dos amigos do Festuris.

BUSTO NO JARDIM

Pelos 30 anos de atuação na Serra Gaúcha e a parceria com o Festuris, a operadora CVC (hoje a terceira maior do mundo), os empresários Guilherme Paulus, fundador da empresa em 1972, e Paulo Patriani, diretor, foram homenageados pela organização do evento. Ao agradecer, Paulus disse que “precisamos sempre cobrar o apoio do governo, mas não depender do governo”. Citou a ousadia de Marta Rossi e Sílvia Zorzanello, pioneiras na promoção do turismo de Gramado, que assim agiram há três décadas, na criação do festival, e prometeu colocar um busto das duas nos jardins do Wish Serrano, um dos hotéis de seu grupo GJP Hotels & Resorts.

CRÔNICAS DE NAVES

O jornalista José Osório Naves, goiano de São Geraldo, atual Goianira, mas radicado em Brasília, diretor executivo e de comunicação da CNTur (Confederação Nacional do Turismo) lançou no Festuris sua “Autobiografia em crônicas”, uma sucessão de textos leves e bem-humorados. Naves relembra os tempos do pai, José Rodrigues Naves Júnior (Ze Navinho) como vereador e prefeito de sua cidade natal, a trajetória da família (a mãe, Dona Nenzinha, foi também subprefeita), suas andanças pelo jornalismo, as publicações que criou e dirigiu, entrevistas importantes, participação na vida classista como presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Goiás, reeleito por três mandatos, durante os quais construiu a Casa do Jornalista; na presidência da Abrajet, entidade de jornalistas de turismo; do Skal Clube, executivos do turismo, entre outros. Foi, ainda, diretor da Goiastur (Empresa Goiana de Turismo, estatal.) No livro, Naves – que é também coordenador geral da Câmara Temática de Marketing e Apoio à Comercialização do Conselho Nacional de Turismo – dedica boa parte do livro a histórias de suas 32 viagens pelo mundo.

WYNDHAM GRAMADO

Está prevista para a segunda quinzena de dezembro a abertura do Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, empreendimento da Gramado Parks, empresa de hospedagem e entretenimento, e do Grupo GR, que atua há mais de 20 anos nos segmentos de incorporação, construção, comercialização e administração. Com 300 apartamentos de 22 m2 a 38 m2, em três categorias (Superior, Suíte e Suíte Premium), e arquitetura que segue o estilo europeu da cidade, o novo hotel será administrado pela Wyndham Hotels & Resorts, a maior franqueadora de hotéis do mundo, com mais de nove mil hotéis em mais de 80 países. No Paraná, o grupo administra o Wyndham Golden Foz Suites, em Foz do Iguaçu.