Histórica: a última impressão da Gazeta do Povo, por Castellano

Abaixo tem a sequência da última impressão da Gazeta do Povo

 

Na madrugada de 31 de maio, o fotógrafo Daniel Castellano registrou a impressão da última edição da Gazeta do Povo, no barracão da Rua Pedro Ivo, em Curitiba. Foi uma cena emocionante. Castellano, que foi demitido do jornal há cerca de um mês, depois de mais de uma década trabalhando no departamento fotográfico, acompanhou todo o processo de impressão executado pelos gráficos nas rotativas. Desde o momento em que a edição de número 31.886 foi finalizada pela redação, por volta de meia-noite, fotolitada em negativo, gravada em chapa e levada à offset. As derradeiras 40 páginas.

HUMANAS, DEMASIADAMENTE HUMANAS

As fotos são humanas, demasiadamente humanas, como diria Friedrich Nietzsche. Castellano documentou o trabalho dos gráficos na impressão, no corte, na dobra e no transporte do jornal. Há imagens demasiadamente humanas de mãos sujas de tinta, de rostos sujos de tinta, de jornais sujos de tinta. A última área de mancha, como descrevem tecnicamente os que ali trabalham, porque sabem que é sempre em um borrão inteligível de tinta que o jornal se traduz.

Quando a impressão chegou ao fim o relógio marcava 1h10min da madrugada. Era outono, talvez fizesse frio no último dia do mês de maio do ano de 2017. A Gazeta completava ali um ciclo de 99 anos em papel jornal.

SILÊNCIO

A expressão “Parem as rotativas” sempre foi usada no jornalismo para referir-se a uma manchete que se sobrepunha à outra de maior importância. Desta vez, a ordem provocou o silêncio das máquinas. Houve sensação igual em outros momentos em que o presente se impôs ao passado. O rastro, no entanto, é sempre amargo. Daniel Castellano soube inscrever esse período na história. Obrigado, Daniel.

Trabalho histórico e magistral do fotógrafo Daniel Castellano:


BEATRIZ & ITALIANOS

Beatriz Pellizzetti: dia 9

Beatriz Pellizzeti, hoje vivendo merecido tempo de estudos na sua casa ancestral, em Rio do Sul, Santa Catarina, marcou para dia 9 deste mês mais uma noite de autógrafos do seu livro “Imigração Italiana no Sul do Brasil”. Será das 19 às 22 horas, no Hotel Bourbon de Curitiba.


ENNIO, CARBONAR, CAÍQUE, HENRIQUETA, PEDROSO

Ennio Marques Ferreira, Henriqueta Penido Garcez Duarte, Caíque Ferrante, Luiz Renato Pedroso, Ernani Buchmann

O “crème” de personalidades que montaram e desenvolveram boa parte da vida cultural importante de Curitiba, nos últimos anos, estará reunida dia 17, sábado, a partir das 18 horas, no auditório da Fecomercio, em Curitiba. O seletíssimo grupo receberá da Academia Paranaense de Letras (presidida por Ernani Buchmann) homenagens: Carlos Henrique Ferrante (Caíque) e Luiz Renato Pedroso ganharão o título de Membros Beneméritos da APL, por muitos serviços prestados à instituição; Ennio Marques Ferreira, Henriqueta Penido Garcez Duarte e Orlando Soares Carbonar, receberão o título de Sócios Honorários da Academia.

QUESTÃO DE JUSTIÇA

“Justa lembrança”, deverá explicar o acadêmico Eduardo Rocha Virmond no seu discurso para os homenageados. Ennio, por exemplo – lembro – foi o mais significativo e até não superado, conhecedor do mundo das artes plásticas do Paraná, e do país, a comandar a área cultural do Estado, por anos seguidos. Seu papel como diretor do antigo Departamento de Cultura do Paraná (atual Secretaria de Cultura) resultou num acervo de realizações verdadeiramente históricas.


RODRIGO HAVRO RODRIGUES ASSUME A PRESIDÊNCIA DA ABAP/PR

Rodrigo Havro Rodrigues

O diretor presidente da OpusMúltipla (empresa do Grupo OM Comunicação Integrada), Rodrigo Havro Rodrigues (foto), assumiu a presidência no Paraná da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), que realizou nesta terça-feira (30) a cerimônia de posse coletiva da nova gestão para o biênio 2017/2019.

NACIONAL

O publicitário Mario D´Andrea (Dentsu) foi eleito presidente nacional da entidade, tendo como Vice-Presidentes Eduardo Simon Pereira (DPZ&T Comunicações), Gal Barradas (BETC Brasil) e Marcio Oliveira (Lew’Lara/TBWA). Junto com Rodrigo Rodrigues, atuarão no capítulo Paraná da entidade Fhabyo de Oliveira Matesick (Tif Comunicação), como Diretor de Relações Interassociativas, e Ciro Cesar Zadra (CCZ), como Diretor Administrativo Financeiro.

MAIOR DA AL

A Abap é a maior entidade representativa de agências de publicidade da América Latina e suas agências respondem por mais de 70% de todo investimento publicitário brasileiro em mídia, movimentando um universo de 3,2 mil profissionais e 4,1 mil clientes.



Leia Também: