Gestores do Hospital Santa Cruz se formam em Lean HealthCare

406

Vinte e nove gestores do Hospital Santa Cruz, em Curitiba-PR, acabam de se formar na especialização Lean Healthcare – Gestão Avançada da Área de Saúde, oferecida pela PUC-PR, recebendo a certificação Green Belt na metodologia Lean Six Sigma, que tem como objetivo atingir excelência no gerenciamento de processos. “Com o treinamento conseguimos analisar de forma mais precisa os nossos processos, identificando oportunidades de melhoria e soluções”, explica a Gerente de Qualidade do Hospital Santa Cruz, Dra. Adriana Blanco.
Durante um ano, os gestores participaram das aulas, aplicadas in company, e foram divididos em seis grupos de trabalho, com reuniões semanais. “Escolhemos o Pronto-Atendimento como o tema do projeto central, desmembrado em seis temas específicos em cada grupo”, explica a gerente.
Ao final da especialização, os grupos apresentaram os projetos à banca, formada pelos professores Pedro Araújo Souza, orientador dos projetos, e Carlos Rosa, além do diretor geral do Hospital Santa Cruz, Claudio Lubascher. “Esta capacitação está alinhada à meta de processos internos do planejamento estratégico do Hospital Santa Cruz. A perspectiva é a melhoria contínua, gerenciando e garantindo a segurança do paciente através de processos padronizados com foco na gestão da qualidade”, explica Lubascher.
Os projetos apresentaram resultados positivos, já aplicados na prática no dia-a-dia do hospital, como a redução do tempo de espera na triagem, no internamento, na execução e entrega de exames, na permanência no pronto-atendimento e nos processos de faturamento. “Foram apresentadas melhorias significativas, que já podem ser percebidas pelo cliente final”, explica o orientador, Pedro Araújo Souza. “Este foi o primeiro passo. Com o conhecimento aprendido na especialização, os gestores poderão dar continuidade às melhorias dos processos”, comemora.