Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Rossi, dirigentes do Festuris

A cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, será palco, entre 8 e 11 de novembro, do mais importante evento do turismo brasileiro – o Festuris – Feira Internacional de Turismo, que este ano chega à sua 30ª edição, com marca de crescimento contínuo ao longo dessas três décadas, gerando grandes negócios no segmento.

O Festuris, empreendimento de duas ousadas executivas do turismo gaúcho – Marta Rossi e Sílvia Zorzanello – é comandado nos últimos oito anos pela própria Marta, pelo seu filho Marcus Rossi e pelo filho de Sílvia – que faleceu em 2010 -, Eduardo Zorzanello.

Sílvia já foi homenageada com nome de praça em Gramado e também de um troféu anualmente conferido pela Câmara de Vereadores local e que em 2018 contempla o jornalista Horácio Neves, criador e editor do Caderno de Turismo da Folha de S. Paulo por 25 anos e diretor do Brasilturis Jornal, por 32 anos.

A solenidade de abertura do Festuris Gramado, às 20h desta quinta-feira 8, será, como sempre, no Palácio dos Festivais, no centro da cidade, diante da famosa Rua Coberta, cenário de parte da mais importante e mais plástica programação de Natal no Brasil, já em curso e que se estende até meados de janeiro. O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, estará presente ao lado de uma legião de autoridades do setor.

Para esta edição especial, o Festuris Gramado terá dois grandes patrocinadores: o governo do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Gramado.

No dia seguinte, às 14h, será inaugurada a feira de negócios, no Serra Park, que ocupará 22 mil metros quadrados com seus espaços Business, Luxury, Tech e Corporativo, LGBT, Sustentabilidade e Acessibilidade, Entretenimento, Gastronômico e Cultural e Religioso. Ali, circularão mais de 10 mil profissionais e serão apresentadas mais de duas mil marcas e atrações de 65 destinos internacionais.

O Ministério do Turismo do Brasil terá a maior presença dentro da feira, com estande de 350 metros quadrados, acolhendo também os estados que não tem área própria no evento. Ali será montado um estúdio para que personalidades do turismo concedam entrevistas e depoimentos, expondo de cases de sucesso.

Outra proposta do Ministério do Turismo é levar ao Festuris um debate sobre a relação entre cultura e turismo através do cinema, relacionando produções cinematográficos com suas locações e assim fomentando destinos. Eduardo Zorzanello, um dos dirigentes do evento, destaca que, com isso, será possível fazer um gancho com o Festival de Cinema de Gramado, outro evento importante no calendário da cidade.

Palácio dos Festivais: palco da abertura do evento dos 30 anos