Famiglia Zanlorenzi completa 75 anos com portfólio que contempla 11 marcas e 130 rótulos

Patricia Vieira

Giorgeo Cruif Zanlorenzi, diretor presidente da Famiglia Zanlorenzi

A Famigliza Zanlorenzi fundada em 1942, que inicialmente produzia somente o vinho Campo Largo, hoje contempla 11 marcas e 130 rótulos. É uma das maiores produtoras de derivados de frutas e uma das mais importantes indústrias de bebidas do Brasil A empresa tem capacidade para envase de 55 mil garrafas/hora, a produção mensal varia de acordo com a demanda comercial, a sazonalidade de alguns itens de nosso portfólio, em média são envasados mensalmente 2,5 milhões de garrafas.

Entrevista

DI&C: Quantas marcas e rótulos a Famiglia Zanlorenzi comercializa atualmente?
Zanlorenzi: Presente em todo o território nacional (bem como em diversos países da América Latina), possui um vasto portfólio de produtos, com 11 marcas e mais de 110 rótulos, que abrange quatro categorias de mercado: vinhos de mesa, vinhos finos nacionais e importados, espumantes, sucos e chás.
Nossos produtos foram premiados nos mais renomados concursos internacionais do setor, conforme abaixo: Prata – Effervescents du Monde 2016 – França; Ouro – 12° Concurso Internacional de Vinos Y Licores La Mujer Elige 2016 – Argentina; Ouro – 13° Concurso Internacional de Vinos Y Licores La Mujer Elige 2016 – Argentina; Prata – 13º Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus 2016; Ouro e Prata – VIII Brazil Wine Challenge – Brasil; Ouro – IX Concurso do Espumante Brasileiro – Brasil; Ouro – 12º Concours Mondial de Bruxelles Brasil 2015 – Brasil; Prata – 12º Concours Mondial de Bruxelles Brasil 2015 – Brasil; Prata – 11º Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus 2014 – Argentina; Ouro – 11º Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus 2014 – Argentina; Bronze – San Francisco International Wine Competition 2014 – EUA; Menção Honrosa – The International Wine Challenge 2014 – Inglaterra; Prata – 20º Concours Mondial de Bruxelles 2014 – Bélgica; Prata – Effervescents du Monde 2013 – França; Prata – Concurso Internacional Mundus Vini Neustadt 2013 – Alemanha; Prata – Concurso Mundial de Vinhos e Licores – Vinus 2013 – Argentina; Diploma de Prata – Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos 2013 – Madri; Prata – Ensenada Tierra Del Vino 2013 – México; Prata – Muscats du Monde 2013 – França; Prata e Bronze – San Francisco International Wine Competition 2013 – EUA; Ouro e Prata – 20º Concours Mondial de Bruxelles 2013 – Eslováquia; Prata – Concurso internacional MundusVini International Weinakademie 2012 – Alemanha; Parat – Vinalies Internationales 2012 – França; Menção Honrosa – The International Wine Challenge 2011 – Inglaterra; Prata – Vinandino 2011 – Argentina; Prata – Muscats du Monde 2011 – França; Prata – San Francisco International Wine Competition 2011 – EUA; Prata – Effervescents du Monde 2011 – França; Prata – Concurso Internacional de Vinos y Licores La Mujer Elige 2010 – Argentina; Prata – V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil 2010 – Brasil; Prata – Concours Mondial de Bruxelles 2010 – Itália; Ouro – 8º Thessaloniki International Wine Competition 2008 – Grécia; Prata – 19º Concours Mondial de Bruxelles 2012 – Portugal; Prata – Mediterranean International Wine & Spirit Challenge – Terravino 2011 – Israel.

DI&C: Quais marcas de bebidas pertencem ao grupo?
Zanlorenzi: Vinhos finos: La Playa e Rayun (importados chilenos) Canciller e Toro Centenario (importados argentinos) e Las Fuentes e Famiglia Zanlorenzi 70 (nacionais).
Vinhos de mesa: Miracolo, Do Avô, Campo Largo e Paraná.
Espumantes: Famiglia Zanlorenzi Grand Cuvée, Lunar Oro, Lunar Ice, Lunar Celebrare, Lunar Perfetto, Lunar Stile e Raro Collection.
Sucos: Sucos Integrais Campo Largo: Uva Tinto, Uva Branco, Maçã, Laranja, Tangerina, Uva Lev, Manga, Limão e Uva Lev.
Sucos Funcionais Campo Largo Simmm! Vegs Green, Vegs Orange e Açaí + Berries, Chás Especiais: Hibisco + Cranberry Zero, 3 Chás Zero (uma mistura dos chás branco, verde e mate), Chá Verde + Gengibre + Limão Zero – adoçados com Stevia; e os Mates com Limão Zero, com Limão e Açúcar Orgânico e o Chá Mate Natural com Açúcar Orgânico.

DI&C: Esse ano a Famiglia Zanlorenzi completa 75 anos de atuação. Como a empresa se mantém competitiva no segmento de bebidas?
Zanlorenzi: Somos uma empresa que completa 75 anos, mas sempre atualizada, voltada para o nosso consumidor e sempre com espírito inovador.

DI&C: A empresa possui projetos de responsabilidade social e ambiental?
Zanlorenzi: Nossa empresa conta com tratamento de toda água que utiliza, todos os resíduos são encaminhados para uma cooperativa de reciclagem autorizada pelos órgãos ambientais. Também desenvolvemos e apoiamos o projeto Uva Nossa, que oferece suporte técnico e distribuição de mudas para desenvolver o cultivo de videiras, bem como a tradição em fomentar a agricultura familiar, um trabalho realizado com mais de 2.000 famílias na Serra Gaúcha.

DI&C: Nos últimos dois anos, a crise econômica afetou praticamente todos os segmentos industriais no Brasil, a Famiglia Zanlorenzi passou por retração?
Zanlorenzi: Retração não. No ano passado tivemos um ano mais difícil em função da quebra de 60% de nossa matéria prima, mas temos conseguido resultados interessantes devido ao nosso trabalho de diversificação de produtos e extensão territorial.

DI&C: Como é feita a logística entre a base produtora situada na Serra Gaúcha e o polo industrial em Campo Largo?
Zanlorenzi: Baseado na programação de produção, a logística é organizada para atender as demandas. Nossos vinhos, sucos e base para espumantes são transportados em caminhões pipa de aço inox com isolamento térmico, o que garante a qualidade do produto.

DI&C: Qual a capacidade de produção mensal da empresa?
Zanlorenzi: Temos capacidade para envase de 55 mil garrafas/hora, a produção mensal varia de acordo com a demanda comercial, a sazonalidade de alguns itens de nosso portfólio, em média envasamos mensalmente 2,5 milhões de garrafas.

DI&C: Quantos vinhedos a Famiglia Zanlorenzi possui? Qual a capacidade de extração de matéria prima?
Zanlorenzi: Nossa empresa tem por tradição o incentivo à agricultura familiar. Hoje temos mais de 2 mil famílias de 20 municípios que nos fornecem a matéria-prima. A capacidade de processamento é de 150 mil kg/hora no período de safra, que ocorre no primeiro trimestre de cada ano.

DI&C: Toda a matéria prima utilizada pela empresa é extraída de vinhedos na Serra Gaúcha?
Zanlorenzi: O grande volume vem da Serra gaúcha. Há um novo polo em desenvolvimento no Paraná, resultado do projeto Uva Nossa, que incentiva produtores da região a cultivar vinhedos. Já são mais de 100 mil mudas plantadas nos últimos 5 anos.

DI&C: Todos os segmentos da empresa, vinhos de mesa, vinhos finos nacionais e importados, espumantes e sucos são produzidos na fábrica de Campo Largo?
Zanlorenzi: O processo de envase e distribuição ocorre a partir de nossa unidade de Campo Largo, com exceção dos vinhos importados que, por questões legais, chegam em nossa unidade já envasados para distribuição.

DI&C: Quais as expectativas para o ano de 2017?
Zanlorenzi: As perspectivas são boas devido ao trabalho de repacking nas categorias de Vinhos de Mesa e Espumantes e ampliação no portfólio de Vinhos Finos, com entrada de uma nova parceria com a Argentina, e também ao ingresso na categoria de Chás saudáveis de alta qualidade e ao maior investimento da história da empresa, que consiste em um novo parque industrial que utiliza o processo de envase a frio asséptico, realizado em uma nova linha de produção com equipamento de ponta da indústria alemã Krones, líder no mercado internacional de bebidas e pioneira no envase de embalagem em pet asséptico. Este formato de envase tem como grande diferencial a produção sem a adição de conservantes, o que mantém ao máximo o sabor e as propriedades nutricionais das frutas e vegetais. O modo asséptico permite o envase sem conservantes a frio, resultando em um produto de altíssima qualidade e que não necessita de refrigeração, e com shelf life de 6 a 9 meses.
Com a nova linha de produção, passamos a ter capacidade de envase total de 55 mil garrafas por hora, trazendo como demais benefícios agregados o preço mais acessível em função da nova embalagem e a facilidade na portabilidade. Os novos pets da Famiglia Zanlorenzi serão comercializados nos tamanhos de 250 ml, 900 ml (carro-chefe) e familiar de 1,350 litros.

Perfil

Fundação:
1942
Área de atuação:
Bebidas
Local de atuação:
Nacional
Localização:
Base produtora em São Marcos (RS) e polo industrial em Campo Largo (PR)
Proprietários ou acionistas: Giorgeo Zanlorenzi
Funcionários:
180 colaboradores
Projeção de crescimento para 2017:
38%

História/resumo:
Fundada em 1942, a Famiglia Zanlorenzi é atualmente uma das maiores produtoras de derivados de frutas e uma das mais importantes indústrias de bebidas do Brasil. A base produtora do grupo está situada na Serra Gaúcha em São Marcos/RS e o polo industrial em Campo Largo/PR. Presente em todo o território nacional (bem como em diversos países da América Latina), possui um vasto portfólio de produtos, com 11 marcas e mais de 130 rótulos, que abrange quatro categorias de mercado: vinhos de mesa, vinhos finos nacionais e importados, espumantes, sucos e chás.

Leia Também: