O mítico arqueiro, um dos personagens mais famosos da ficção, está de volta aos cinemas em Robin Hood – A Origem, com direção de Otto Bathurst (de Black Mirror) e produção de Leonardo DiCaprio. O filme explora o período medieval, reportando como o herói (vivido por Taron Egerton, que já se revelou bom ator em Kingsman) conheceu  Little John (Jamie Foxx), então um comandante mouro combatendo os cruzados.

Com pinceladas bem políticas, o filme  mostra o nobre inglês enviado à guerra na Terra Santa e a a razão de, na volta às terras britânicas, fazer sua própria cruzada. O espectador fica conhecendo também a origem  do xerife de Nottingham, segundo concepção dos roteiristas Ben Chandler e David James Kelly,

Autêntico gênero capa e espada, com direito a uma corrida de carroças (lembram dos torneios de biga e das corridas malucas de carros em filmes policiais? Por aí), o filme é uma aventura de muita ação e lutas bem coreografadas, além de romances – (Marian, o amor do lord que rouba dos corruptos, é vivido por Eve Hewson, filha de Bono Vox –interessa saber?). E os corruptos são os nobres e o alto clero da Inglaterra.

Ao meio de arcos e flechas, chama atenção o figurino. Ou a moda de hoje copia a silhueta medieval ou o figurino fez a melhor licença poética do filme. Fiel ou não à época, o belo traje do xerife  merece um Oscar.

 

 Nas telinhas

Mas quem prefere o arqueiro mais clássico, uma dica: aproveitando o lançamento nas telonas, o Looke, serviço brasileiro de streaming de vídeo sob demanda, também disponibiliza em seu catálogo alguns títulos sobre o personagem. O principal deles é a série inglesa Robin Hood, da BBC, que conta a clássica trajetória do herói ao longo de três temporadas de treze episódios cada. O estrelado elenco tem Jonas Armstrong como protagonista, além de Keith Allen como o Xerife de Nottingham, Lucy Griffiths como Marian e Richard Armitage, o Thorin de O Hobbit, como Guy de Gisborne. A série mistura ação, aventura e comédia.

Quem for assinante do Looke tem acesso ao catálogo do Vídeo Club e pode assistir a todos os episódios da série sem custo adicional. O valor inicial dos planos de assinatura é de R$ 16,90. Usuários que não forem assinantes também podem alugar ou comprar digitalmente os episódios de forma separada ou a temporada por completo.