A inclusão sempre demanda um debate muito amplo na sociedade. Uma das questões levantadas é a educação infantil, que ainda é ainda é limitada e não consegue atender com propriedade a todos os alunos que necessitam desse atendimento especial.

O Centro Educacional Infantil (CEI) Mundo Para Todo Mundo, localizado no bairro Boqueirão, em Curitiba, tem uma proposta pedagógica diferenciada com foco educação inclusiva, atendendo crianças com e sem deficiência. O projeto consiste em ter cada criança no espaço da escola como ela é, ou seja, com suas características e circunstâncias sejam estas quais forem e, a partir disso aprender para levar sua vida estudantil adiante.

A diretora da escola, Gleida Menegolo aponta que cada aluno tem seu perfil e jeito de aprender, e que isso é respeitado dentro do ambiente da escola. “Nós respeitamos o tempo e a fase de desenvolvimento de cada criança. Por isso, trabalhamos de forma com que a turma cresça junto, mas que cada aluno possa trilhar seu caminho de forma que compreenda o que é passado diariamente para ele”, coloca.

Dos 45 alunos, 6 são alunos com deficiência e precisam de uma atenção especial por parte dos professores. “70% dos nossos alunos estão em vulnerabilidade social. Acabamos nos tornando uma forma de apoio para eles, já que estamos situados em uma região carente do bairro”, aponta Gleida.

Para o próximo ano, o CEI tem enfrentado alguns percalços para manter a operação e atender todo esse público. Por isso, a participação de empresas e pessoas que apoiem o projeto, além da doação de material escolar, papelaria, alimentos e materiais de limpeza, também é primordial para sua continuidade desta iniciativa. “Precisamos do apoio do empresariado e da sociedade para manter este projeto vivo. Nossas crianças precisam deste apoio, que além de preparar o aluno para sua vida, fazem com que inclusão esteja diariamente na sua vida”, aponta Yvy Karla Abbade, Presidente do Associação Mundo Para Todo Mundo e uma das idealizadoras do projeto.

O CEI Mundo Para Todo Mundo fica no bairro Boqueirão, em Curitiba, e atende crianças com e sem deficiência. Ao todo, 45 alunos são beneficiados na região. Mais informações pelos telefones: (41) 3328-5936/ (41) 3153-6204/ou (41) 99904-1343. Conheça mais sobre a escola no site: www.mundoparatodomundo.com.br