Carros desenvolvidos por alunos da FAE

106

 

A FAE Centro Universitário promove, neste sábado (18), a 2ª edição do Speed FAE que, neste ano, agregou o termo ECO, pois está produzindo mais, gastando menos. O evento, que será realizado no Kartódromo de São José dos Pinhais, consiste em uma competição de seis carros desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Design e Publicidade e Propaganda. A intenção é agregar áreas de conhecimento diferentes em prol de uma única solução: a produção de um carro que funcione e tenha condições de competir. O evento, que inicia às 11h e está programado para encerrar às 16h, é gratuito e aberto ao público. No local há lanchonete e estacionamento gratuito. Mais informações: speedfae@fae.edu.

Mais de 200 alunos estiveram envolvidos nesse projeto, que começou há quatro meses, no início do segundo semestre. “Sabíamos que o desafio era grande, mas acreditamos que seria possível, por conhecer nossos alunos e, também, porque em 2016 tivemos um belo evento, com estudantes comprometidos em realizar cada uma das tarefas com excelência”, explica Marco Pedroso, diretor da FAE Centro Universitário.

O Speed FAE-ECO é uma competição de carros a gasolina, produzidos por alunos de quatro cursos diferentes. O desafio das equipes foi construir um carro com autonomia para cumprir os 90 minutos de prova, divididos em duas baterias de 45 minutos, com 300 ml de combustível. É obrigatório que todos os carros, além do motor a gasolina, fossem projetados e construídos em chassi tubular, possuir carenagem, respeitando normas de segurança estabelecidas pelo projeto. Os carros devem desenvolver velocidades que variam de 25 km a 45 km.


Paranaense abre Congresso de Direito

professor Alfredo de Assis Gonçalves Neto abre encontro em Porto Alegre

Nos dias 20 e 21 de novembro, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS promoverá o III Congresso de Direito Comercial, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito – Especialização em Direito Empresarial da Faculdade de Direito.A conferência de abertura do evento, que tem como tema os “15 anos do Código Civil: empresa, contratos e sociedades”, será proferida pelo professor Alfredo de Assis Gonçalves Neto, que abordará a dissolução de sociedades limitadas no Código Civil e no CPC/2015.A coordenação científica do congresso foi assinada pelos professores Ricardo Lupion, Ingo Sarlet, André  Estevez, João Pedro Scalzilli, Laís Lucas, Gabriela Wallau, Claudio Tavares e Thiago Faganello. Também serão palestrantes os professores Ana Frazão, Fabio Ulhoa Coelho, Juliana Pela, Luis Renato Ferreira da Silva, Marcelo Guedes, Marcelo Von Adamek, Rodrigo Mendes e Ruy Rosado de Aguiar Jr.

 

 

 


ABRINT cobra transparência da Anatel

(logo Abrint)

A ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), , manifesta seu posicionamento sobre os procedimentos adotados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em relação à TAC (Termo de Ajuste de Conduta) da Telefônica.

Transcorridos 45 dias após a decisão do TCU que aprovou o TAC da Telefônica, e mediante o atendimento, pela Anatel, de uma série de determinações, a Agência ainda não deu a devida visibilidade aos ajustes que estão sendo discutidos para atender ao órgão de controle.

Vale lembrar que o TCU concedeu prazo de 30 dias para que a Anatel submetesse a nova versão do TAC da Telefônica, com seus devidos ajustes, à aprovação de seu Conselho Diretor e, posteriormente, à nova apreciação pelo TCU.

A ABRINT reitera a sua preocupação sobre a escolha dos municípios que receberão os investimentos objeto da conversão das multas e reforça seu posicionamento de que é dever legal da Anatel assegurar que os compromissos adicionais de qualquer TAC a ser celebrado sejam direcionados para áreas com completa carência de infraestrutura, sob pena de causar severos prejuízos à competição.


Zymberg  no Conselho de  Biomedicina

Milton Zymberg  assume conselho  na CRBM6

O biomédico Milton Zymberg, superintendente da Unimed Laboratório, foi indicado, por meio de votação dos membros da diretoria do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região (CRBM 6), para o cargo de conselheiro honorário.

A cerimônia de posse ocorreu na sede do Conselho, com a presença da presidente Janaína Naumann. “Fiquei muito honrado com essa indicação. Pretendo contribuir positivamente com o CRBM 6”, destacou Zymberg que é graduado em Biomedicina com pós-graduação/MBA em Administração de Empresas pela FEA-USP.

 

 

 


Vocação para o cooperativismo

(logo 500 maiores)

Entre as 100 maiores empresas do Paraná, 15 são cooperativas. Quando o critério é o faturamento, a importância das organizações representadas pelo emblema dos pinheirinhos é ainda maior: 28,9% da receita das 100 maiores paranaenses tem raiz nas cooperativas. Como a receita das cooperativas do Paraná dobra de tamanho a cada cinco anos, a representatividade delas na economia do Estado  tende a se tornar cada vez maior Essas e outras informações serão conhecidas a partir do próximo dia 16 de novembro, quando a Revista Amanhã e a PwC Brasil lançam o ranking Grandes & Líderes – 500 Maiores do Sul. Em Curitiba, o evento de premiação ocorre no dia 22 de novembro, no Expo Unimed.


Trilogia Gudin-Simonsen-Bulhões

Livro sobre o pensamento econômico brasileiro

A obra “Gudin-Mario-Bulhões Pedreira – Cem Anos de Modernização do Estado Brasileiro” forma uma tríade que teve grande importância na construção do pensamento econômico brasileiro e na criação de grandes instituições públicas. Coube aos três personagens fazerem a integração da economia, trazendo a racionalidade à construção do Estado e o desenvolvimento de um arcabouço institucional que possibilitou a modernização do Brasil. Com apresentação de Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da Fundação Getulio Vargas, o estojo contendo os três livros foi editado pela Insight Comunicação, e a edição digital pode ser adquirida gratuitamente pela FGV Editora.

“Os três personagens nos remontam à constatação de que o crescimento do Brasil como potência passa pelo desenvolvimento econômico e social e que, para formular e implementar estratégias, é necessário ter instrumentos, isto é, instituições e regras que orientem e alavanquem o esforço nacional”, afirma Simonsen Leal, na apresentação da trilogia.

A biografia é assinada pelo historiador Márcio Scalercio e pelo cientista político Rodrigo de Almeida, com apresentação do economista Luiz Roberto Cunha.


Projeto  economiza até 90% de água

Empreendedor Lucas Lessa projetou  sistema de água de reuso que economiza até 90% de água

Máquinas de lavar geralmente gastam bastante água. Em uma lavanderia, não poderia ser diferente. Pensando em como auxiliar o meio ambiente e também economizar, o empreendedor Lucas Lessa projetou um sistema de água de reuso que é capaz de economizar até 90% de água. O empresário é franqueado da rede de lavanderias Lava e Leva e resolveu aderir ao seu projeto após dois meses de operação em sua unidade.

“Sempre pensei em uma maneira que pudesse economizar com a conta de água e também que ajudasse o meio ambiente”, explica Lucas, que é formado em na área de computação. “Desenvolvi o dispositivo através de projetos que tinha visto na internet e após muita pesquisa”, completa o empreendedor, que atualmente consegue gerar uma economia de 60% com água.

“Eu desenhei o projeto a partir dos conhecimentos que tenho, depois consegui uma pessoa que o executasse para mim”, conta o empreendedor. O sistema projetado por Lessa possui um filtro que filtra as partículas de sujidade da lavagem.” Geralmente, a água da primeira lavagem é a mais suja, mas o sistema consegue limpá-la”, conta o empresário.


Mercadoteca comemora dois anos

A Mercadoteca celebrou o seu aniversário de dois anos no último fim de semana, dias 11 e 12 de novembro, com uma grande festa que reuniu cerca de 5 mil pessoas. Quem foi até a Mercadoteca, além de usufruir de toda a infraestrutura para comemorar os dois anos, com trucks, shows e atividades para crianças e adultos, também pode conhecer um novo espaço, o Lounge ARQTTO, uma iniciativa do gestor da Plataforma ARQTTO, Marcus Andreolli, com projeto arquitetônico de Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, da Olesko e Lorusso Arquitetura e Interiores.   “O objetivo do Lounge ARQTTO é aproximar a arquitetura do público em geral, assim como fazemos no nosso site da plataforma ARQTTO”, explica Marcus Andreolli.Crédito da foto : Walter Thom


 Claro inaugura

A Claro convidando  para  nova experiência de compra da operadora no Shopping Mueller, na próxima terça-feira (21), a partir das 11h. Neste dia, os convidados também irão degustar seleções de chocolates bean to bar harmonizados com cafés.


Simpósio de Direito Constitucional

 O XIII Simpósio Nacional de Direito Constitucional, que acontecerá de 31 de maio a 2 de junho  de 2018 no Teatro Guaíra, em Curitiba, está com as inscrições abertas no link http://abdconst.com.br/xiiisimposio/. O maior evento de Direito Constitucional do Brasil reúne importantes nomes de diversos ambientes jurídicos, entre acadêmicos, advogados, ministros, desembargadores e professores. O tema do Simpósio de 2018 será “O futuro das instituições”. Já estão confirmados os seguintes juristas: Alexandre Morais da Rosa, Aury Lopes Júnior, Betina Grupenmacher, Carlos Mario da Silva Velloso, Dalmo Dallari, Fernando Facury Scaff, Flávia Piovesan, Gerd Willi Rothmann, Ingo Wolfgang Sarlet, Jairo Gilberto Schafer, Luis Gustavo Grandinetti, Luís Roberto Barroso, Mauro Campbell, Paulo de Barros Carvalho, René Ariel Dotti, Ricardo Lodi, Lênio Streck e Rodrigo Kanayama.


Smart City Expo Curitiba 2018

Representantes de 700 cidades de todo o mundo e mais de 400 especialistas acompanharam em Barcelona, a apresentação de Curitiba como a próxima capital latino-americana das cidades inteligentes. Em nome do prefeito Rafael Greca, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Carlos Frederico Lacerda, convidou a todos para o Smart City Expo Curitiba 2018, que será realizado em 28 de fevereiro e 1º de março, na Expo Renault Barigui. O congresso tem a chancela da FIRA Barcelona Internacional, consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha.

O anúncio oficial do evento – que fará de Curitiba uma vitrine global de tecnologia e inovação urbanística – ocorreu durante o painel “Liderando cidades inteligentes ao redor do mundo”.


SAP inicia novo datacenter

A SAP anuncia a abertura de seu primeiro Datacenter na América Latina para a plataforma de serviços SAP Cloud Platform. A iniciativa atende à demanda do mercado por serviços inovadores, seguros e ágeis para as aplicações SAP na nuvem, que desde o ano passado têm registrado crescimento expressivo de três dígitos no Brasil.

“Nosso País se consolidou entre os mais importantes mercados da SAP Cloud Platform em todo o mundo. O data center responde ao grande interesse das empresas pelas soluções na nuvem e mostra o comprometimento da SAP com o suporte aos nossos clientes da região, comprovando o interesse da empresa em ser a parceira de negócios e suportar suas jornadas de transformação digital”, destaca Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

A executiva destaca que além de impulsionar a utilização de todas as possibilidades inovadoras do portfólio Leonardo, a inauguração do Datacenter abre um grande leque de oportunidades para diversos segmentos, como governo, bancos, seguradoras, e empresas de economia mista, que podem sofrer restrições na colocação de seus dados fora do País.