Caminhada do Coração acontece neste domingo em Curitiba 

 

A incidência de doenças cardiovasculares continua sendo motivo de preocupação constante. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, anualmente, cerca de 17,5 milhões de pessoas no mundo morrem em decorrência de eventos cardiológicos. No Brasil a situação também é preocupante. De acordo com estimativa do cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 2016, mais de 300 mil pessoas morreram em razão de problemas cardiovasculares.

Com o objetivo de transformar esse cenário, o Hospital Cardiológico Costantini promove, desde 2005, a Caminhada do Coração, uma das maiores do Brasil em prol da saúde. O foco é conscientizar a população sobre a importância da atividade física realizada sob orientação multiprofissional e como ela pode ser determinante para prevenir doenças cardiovasculares. A Caminhada do Coração, que este ano completa 13 anos de realização, é gratuita e não precisa de inscrição. Além de fazerem o já tradicional percurso do evento, da Praça do Japão ao Parque Barigui, os participantes recebem dicas de cuidados com a saúde do coração durante todo o trajeto.

Para o diretor do Hospital Costantini, o cardiologista Costantino Costantini, “o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para a saúde do coração, por isso, combatê-lo é fundamental. A prática da atividade física traz inúmeros benefícios, como a melhora da autoestima, a diminuição e controle dos níveis de colesterol e triglicérides, auxílio na perda de peso, bem como redução de possível inflamação das artérias”. O especialista destaca, contudo, que a prática regular de exercícios deve sempre ser realizada sob orientação médica, a fim de avaliar as condições físicas de cada um. “Nosso objetivo é que essa ação simples, mas tão importante, torne-se um hábito na vida dos brasileiros. Isso porque o exercício físico aeróbico diário é a mola mestre para combater os outros companheiros malignos que nos acompanham diariamente: estresse, alimentação desregrada, tabagismo, álcool, hipertensão arterial, aumento de peso e obesidade. Vamos fazer girar essa mola mestre, combatendo os fatores de risco que levam às doenças que mais matam no mundo, que são as cardiovasculares. Exercício diário é a poupança para ter saúde na velhice. Exercícios aeróbicos já!”, afirma Costantini.

Como participar?

A largada da Caminhada do Coração está marcada para as 9 horas do dia 08 de outubro, domingo, na Praça do Japão, com chegada no Parque Barigui. O percurso é de aproximadamente 4,5 quilômetros. Não é necessário fazer a inscrição e a participação é gratuita.

Serviço:

13ª Caminhada do Coração

Realização: Hospital Cardiológico Costantini

Data: 08 de outubro

Horário: Largada às 9h

Local: Praça do Japão

Participação gratuita e sem inscrição

Leia Também: