Artista plástica ganha prêmio Internacional

3

Poucas pessoas sabem que Curitiba é a cidade eleita como “sua cidade” de uma artista plástica que é reconhecida como mestre contemporânea internacional na pintura e na fotografia; que ao longo dos últimos anosconstruiu uma sólida e intensa carreira de atividades no campo artístico e que tem sido destaque em inúmeras exposições e publicações internacionais de arte. Estamos falando de Rosae Novichenko. Essa notável artista que nasceu em Lages, Santa Catarina,e desde muito criança demonstrou grande amor pela arte nas suas mais variadas formas. Seu pai, natural da Ucrânia, médico, poeta e ator,amante das artes e dono de uma invejável cultura, logo percebeu as inclinações da garota e deu total apoio para que ela desenvolvesse seus inúmeros talentos.

Pode-se definir o fazer artístico como a capacidade de dizer coisas que as palavras não têm o poder de fazê-lo, fazendo-nos adentrar mundos que, pelas formas comuns, permaneceriam inatingíveis, inimagináveis. Nesse sentido, Rosae desde sempre praticou essa linguagem divina, que plana muito acima do mundo dos homens normais, manifestando-se por meio de desenho, pintura, poesia, dança e teatro. Como se tudo isso não bastasse, a menina estudou música com natural dedicação; aos 7 anos fez a sua primeira apresentação na rádio da cidade natal tocando acordeon, aos 11 já participava da orquestra sinfônica tocando violino e estudando-o depois com renomados mestres; participando de várias orquestras e trabalhos solo, praticou violão e flauta apaixonadamente, graduou-se em piano, composição e regência. De todo esse estudo musical resultou, é claro, grande número de apresentações públicas, registradas em belas reportagens.

Na carreira de Rosae, contudo, a definição pelo mundo das artes plásticas e fotografia aconteceu há pouco mais de dez anos. Neste curto período, ela fez muito; tanto que o espaço desta matéria é minúsculo para relacionar tudo o que essa artista já realizou. Muito resumidamente, foram 72exposições nacionais e internacionais em bienais de arte, galerias, centros culturais e museus, tais como o Museu do Louvre em Paris, o Southern Nevada Museum of Fine Arts em Las Vegas, as bienais internacionais de arte de Roma e Florença, exposições em Pequim, Ilha Mauritius, Nova Iorque e Miami. Rosae também recebeu, até hoje, 34 prêmios nacionais e internacionais e seus trabalhos têm aparecido em vários e importantes livros de arte, daqui e do exterior!

Provavelmente a luz que mais brilhou em favor do talento e originalidade da arte de Rosae Novichenko ocorreu em 2011, quando ela foi destaque na revista norte-americana Art Fairs International Newspaper vol.12. Nessa publicação ela mereceu a longa e belíssima reportagem intitulada Sublime, Illuminated (Sublime, Iluminada), escrita pelo crítico de arte Jason Stopa.Seguiram-se outras. Dentre as publicações mais recentes podemos destacar as seguintes, ocorridas nos Estados Unidos: InternationalContemporary Masters (Mestres Contemporâneos Internacionais) vol.5, 2012 e vol. 9, 2014; Best oftheInternationalArts2013 (O Melhor da Arte Internacional 2013- aqui, Rosaefoi premiada e recebeu a capa do catálogo dos melhores artistas de 2013); Important World Artists (Artistas Importantes do Mundo)vol.1, 2013; e International Masters ofPhotography (Mestres Internacionais da Fotografia)vol.1 e 2, 3 2012-2013-2014.

Este ano de 2014 começou muito bem para essa artista. Foi com alegria que ela, ao lado de alguns poucos artistas de todo o mundo, recebeu o Primeiro Prêmio Trinacria 2014 – Tributo à Sicilia, que consistiu num troféu de prata com 26centímetros de altura, a participação na Exposição Internacional no Museu de Arte Contemporânea de Monreale, de 15 a 31 de março, nas proximidades da cidade de Palermo, Sul da Itália, e a publicação de um artigo de duas páginas em homenagem à artista na importante revista de arte Effetto Arte.

Dentre outras atividades agendadas para este ano e os próximos,as pinturas de Rosae já têm presença garantida em muitasexposições e publicações dedicadas às artes plásticas.

Sendo uma artista de trânsito e fama internacionais, as obras da pintora e fotógrafa Rosae Novichenko estão espalhadas pelo mundo, em acervos públicos, museus e coleções particulares. Os convites para expor, então, não param de chegar, de todas as partes do mundo. Difícil passar um dia em que não chegue ao menos um novo convite.“São tantos os convites que nem tenho tempo de responder a todos” – comenta a artista.

Por toda essa intensa atividade, excelentes críticas e circuito internacional, Rosae Novichenko é artista da qual muito devemos nos orgulhar.

Sua estética, pontos de vista inovadores e integridade artística engrandecem o cenário artístico contemporâneo mundial, motivos pelos quais a obra dessa cidadã curitibana merece ser muito mais conhecida e divulgada entre nós. Quem quiser saber mais, conhecer as pinturas e fotografias dessa artista, basta visitar o site www.rosaenovichenko.com, entrar em contato pelos telefones: (41) 3319-5888 / 9821-0344 ou por  e-mail: rosae.novichenko@gmail.com