A mesa de Natal dos sonhos: aprenda a montar

23

Mesa posta para o Natal: a arquiteta Jane Rocha traz dicas exclusivas e preciosas para uma decoração impecável e de muita personalidade.

Quem não deseja celebrar o Natal com uma mesa linda e bem decorada, que transporte aos familiares e amigos todo o carinho por recebê-los, com elegância e atualidade? As tendências apontam para uma mesa contemporânea, sofisticada e, ao mesmo tempo, aconchegante e prática, para que os convidados possam se sentir bem à vontade. Os detalhes de composição fazem toda a diferença, aponta a designer de interiores e produtos Jane Rocha, nossa convidada para trazer dicas preciosas sobre como montar a mesa de Natal dos sonhos. A consagrada profissional montou na loja Black Home Design uma proposta sensorial, contemporânea e cheia de naturalidade para a Coluna Archi & Design. Inspiração pura para decorar a sua mesa com estilo, personalidade e muito charme neste Natal.

1º Conceito do projeto
Estabeleça o conceito do projeto de decoração da mesa. “Optei pela combinação do

dourado com o vermelho, criando sofisticação e despojamento”, explica Jane Rocha.

Planeje sua decoração de Natal: considere os elementos de composição da sala como um todo. Neste projeto, a naturalidade do linho da poltrona dialoga a composição despojada e chique dos guardanapos duplos, também de linho.

2º Disposição dos itens na mesa

Pense e planeje a disposição dos produtos na mesa. “Concentrei objetos aleatórios no centro para dar um ar mais conceitual. Dessa forma, é possível determinar quantos itens serão utilizados, como pratos, jogos americanos, guardanapos, taças e talheres (neste caso, como a mesa foi projetada para exposição em uma loja, onde a circulação é fundamental, fiz a opção por usar pratos apenas nas extremidades da mesa).”

3º Defina como será a composição

 

Harmonia: faça composições em que os elementos diversos, taças, louça, talheres, adornos, conversem e criem um conjunto harmônico.

Defina como utilizar os produtos. “Como fiz a opção do vermelho e do dourado, trabalhei com sobreposições. Com os jogos americanos, por exemplo, que possuem o dourado com tramas vazadas, permitindo que o fundo vermelho apareça. Nos guardanapos, optei por fazer uma composição de dois deles em cada prato, um dentro do outro, presos pelos anéis adornados, sendo um branco e o outro de linho. Esta solução confere volume e ar de charme despojado, sofisticado e atual.”
4º Dê um toque final

Dourado revisitado: acabamentos gold são uma tendência que vem se destacando no cenário internacional, ganhando a cena em eventos importantes, como a Milan Design Week.

Analise se tudo se complementa e forma um conjunto harmonioso. “Nesta proposta, elementos centrais se misturam, taças de diversos modelos e tamanhos dialogam, inclusive com os dourados das bolas de natal e os adereços como as velas, demais peças de decoração e folhas.”

5º Dica de ouro

Invista em pontos de atração do olhar: flores, texturas, composição de materiais, seguindo uma cartela predominante de cores, em diversas nuances, criam um ambiente atraente, visual e sensorialmente para os convidados.

Adereços versáteis podem servir também de acessórios, permitindo mudanças sutis que resultam em uma decoração completamente diferente, por exemplo, da ceia para o almoço de Natal. “Aqui vai uma dica: aproveitei os adereços que decoram a mesa para mostrar que podem também servir de acessórios, como anéis para guardanapo, permitindo a criação de várias versões para o décor da mesa.”