Inspiramais, salão do futuro

Espaço de design e inovação de componentes do universo coureiro e calçadista, o salão Inspiramais, dá um show de criatividade e tecnologia. Realizado em São Paulo nesta semana, sob os auspícios da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, dirigida por Milton José Killing (presidência) e Ilse Biason Guimarães (superintência), teve mais de 800 novos produtos componentes, tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites e aviamentos) lançados centenas de empresas – um recorde de expositores.
Essa produção traduz um trabalho do Núcleo de Design da Associação Brasileiraintecal, que propôs para a pesquisa de materiais a Leveza como tema de inverno de 2018 e para o verão de 2019, a Resistência. Essas fontes inspiradoras são fruto da percepção da moda diante das convulsões políticas e sociais dos tempos de hoje.
A boa inspiração rendeu, em dois dias de Inspiramais, 8,26 milhões de dólares em negócios diretos e de médio prazo. Além do mercado nacional, através do Projeto Comprador – fruto do projeto By Brasil Components and Chemicals, o salão recebeu trinta compradores de 56 empresas da Colômbia, Índia, México, Peru, EUA e Ásia.
Além da Assintecal e By Brasil, são cabeças de chave do evento o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Brazilian Leather, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.


Veludo de Minas para provocar

A Belldri Veludos e Flocos, mineira de Camanducaia, estreou no Inspiramais, ilustrando uma percepção do estilista Walter Rodrigues – a de que as superfícies lisas vêm imperando na moda há uns vinte anos com o advento, principalmente, das telas de celulares. O toque em textura macias já se faz necessário. Assim, os veludos e os flocados ganham atenção. Até as tiras das Havaianas podem ganhar uma coleção flocada para o inverno 2018!
Geraldo Júnior, a segunda geração à frente da Belldri, conta que o flocado não é um tecido – os floquinhos são aplicados diretamente no produto, dando efeito camurçado. E tem por clientes Beira Rio, Azaléia, Grandene, entre outros grandes da indústria calçadista.
A empresa mineira tem 14 anos, produz de 60 a 70 mil metros de veludos por mês. Seu portofolio contém mais de trinta estampas, destacando-se as de glitter, as de poá (flocal) e as de glitter com estampa flocada.
Para o Inspiramais levou seis produtos novos, entre os quais, os veludos zebrados em relevo e na cor rosa para ilustrar o tema Leveza. Essa estampa, convém lembrar, entra numa questão pesquisada pelos designers da Assintecal. Uma das frases mais ouvidas sobre a crise econômica, ainda em 2015, é não tem saída. E ela remeteu, no design, à forma do labirinto. Na Belldri, o veludo ganhou estampa zebrada e labiríntica, mas rosa.
Seu estande atraiu atenções também pela decoração: brinquedos, telefone e camiseta flocados. Para os designers, a textura em relevo, ainda mais aveludada e ultra macia, pede não só uma olhadela, mas ainda uma passada de mão – pura provocação!


Fitas compõem visual fashion

A Britânnia Têxtil, tecelagem mineira há mais de 25 anos no mercado, levou ao Inspiramais suas novidades para o próximo inverno, sintonizada com as inspirações da moda. Suas fitas ganham formas plissadas, drapeadas e em babados ou labirintos, destacando a delicadeza e modernidade da organza e a textura do gorgorão.
Na nova coleção, os laços estão maiores e bufantes, confeccionados em cetim fosco e fitas estilizadas, para valorizar calçados e bolsas. Seus tressês, em versões rígidas ou elastizadas, ganharam novas cartelas de cores. Ana Cristina Veloso, diretora da empresa mineira, e Laura Resende, gerente de Expansão, compareceram mais uma vez ao salão, desta vez comemorando não só as vendas, mas também sua presença nas duas últimas edições do Carlin Trendbook, publicação de tendências da moda de prestígio global.


Brilho masculino

No estande da Stamptron, de Jaú-SP, capital do calçado feminino, uma provocação: sapato social para homens decorado com cristais. A empresa é especializada no termocolante HotFix, que pode ser aplicado em couro, material sintético e tecido. O brilho no visual das mulheres está virando um clássico, então por que não desejá-lo em pés masculinos?

Leia Também: